Eventos

XIII Jornada Farmacêutica da UFPR

Data: 3 de novembro de 2014
Horário:
Fim: 6 de novembro de 2014

A XIII Jornada Farmacêutica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá como tema principal a questão: "Para além do medicamento: o que um bom farmacêutico precisa saber?". A JoFar ocorrerá nos dias 03, 04, 05 e 06 de novembro de 2014, das 18h00 às 22h00, no Anfiteatro Gralha Azul, no Bloco Didático de Saúde, no Campus Botânico da UFPR em Curitiba.
 
Informações adicionais

Data: 3 a 6 de novembro de 2014
Local: Anfiteatro Gralha Azul, Bloco Didático de Saúde, Campus Botânico, UFPR em Curitiba/PR
Inscrições: clique aqui e acesse o site

Programação

Dia 3 de novembro:

- 18h00: Abertura

- 18h15 – 19h45: Palestra Valmir de Santi, “A trajetória da profissão farmacêutica e as novas demandas”. Ementa: Breve evolução da Farmácia no Brasil. As novas áreas de atuação profissional. O mapa da profissão. As novas legislações e o novo paradigma da profissão farmacêutica: o farmacêutico clínico.

- 20h00 – 21h45: Palestra Jeferson Danchura, “O farmacêutico além do medicamento”. Ementa: Reflexão da atuação do Farmacêutico além da fabricação e dispensação dos medicamentos. Conhecimento e habilidades que o Farmacêutico necessita para atender, educar e influenciar seus clientes/pacientes. Demonstração de cenários e comportamentos dos pacientes/clientes no dia a dia dos Farmacêuticos.

- 21h45: Coquetel de abertura 

Dia 4 de novembro:

- 18h00 – 19h45: Palestra Dorly de Freitas Buchi, "Novas perspectivas em Imunoterapia com Homeopatia". Ementa: O tema será abordado mostrando a crescente desconstrução do pensamento e preconceito convencional após pesquisas básicas realizadas na UFPR. Essas pesquisas foram realizadas por alunos de Iniciação Científica, mestrandos, doutorandos e posdocs, utilizando diferentes produtos altamente diluídos em células do sistema imunológico, da medula óssea e células tumorais tratadas in vitro; e em tumores de camundongos tratados in vivo.

- 19h45 – 20h15: intervalo revigorante

- 20h15 – 22h00: Palestra Raffaello Popa Di Bernardi, “Experiências clínicas com medicamentos ultra diluídos”. Ementa: O tema será abordado com ênfase na busca que os pacientes fazem por tratamentos não elencados como práticas hegemônicas da medicina ocidental contemporânea e com foco, em especial, nos medicamentos ultra diluídos.

Dia 5 de novembro: 

- 18h00 – 19h00: Palestra Milene Zanoni da Silva Vosgerau, “Práticas Integrativas e Complementares”. Ementa: Contextualização, conceituação, panorama mundial e brasileiro e desafios da profissão farmacêutica sobre as PICS.


- 19h00 – 20h30: Palestra Taísa Adamowicz e Sandriane A. Kalamar Martins, “Acupuntura e prática farmacêutica”. Ementa: Conceituação (acupuntura como um dos pilares da MTC - Medicina Tradicional Chinesa); Aspectos gerais (polaridade universal (yin e yang); os cinco elementos; técnicas e caso clinico); Regulamentação no Brasil (Especialidade Farmacêutica).

- 20h30 – 21h00: intervalo revigorante

- 21h00 – 22h00: Tânia Madureira Dallana “Terapia Comunitária Integrativa”. Ementa: Inter-relações, subjetividade e Cultura e saúde Mental. Prevenção e intervenção precoce. Resiliência. Terapia Comunitária.
 
Dia 6 de novembro:


- 18h00 – 19h45: Mini-curso: Laura Canto Ferreira, “Método Self-Healing: saúde através do movimento”. Ementa: Será abordada a história do método Self-Healing de Meir Schneider, e dentro de sua visão, apresentaremos o conceito de doença e quais os recursos que oferecemos para a autocura. Ampliaremos os conhecimentos teóricos e práticos sobre como acionar o potencial inato de regeneração do corpo humano e ensinaremos alguns exercícios básicos que podem ser incorporados à rotina diária  para promover a saúde, inclusive a saúde visual.

- 19h45 – 20h15: intervalo revigorante

- 20h15 – 22h00: Mini-curso: Self-Healing: continuidade



topo