O CRF-PR, em parceria com a Vigilância Sanitária e Polícia Civil, realizou uma inspeção em uma farmácia localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, após receber denúncias na ouvidoria. A ação, que ocorreu na última segunda-feira (24), constatou a adulteração de medicamentos e resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos, pela Polícia Civil.
Durante a inspeção, foram encontrados diversos medicamentos vencidos com adulteração em suas datas de validade. Etiquetas eram aplicadas sobre as informações originais de lote e validade, e os blisters dos medicamentos eram recortados, para ocultar os dados de rastreabilidade. Além disso, algumas embalagens foram carimbadas com novas datas de validade ou etiquetadas, com informações falsas, para enganar os consumidores.
A situação revelou também a presença de medicamentos controlados e antibióticos vencidos, além de produtos sem nota fiscal. Produtos de perfumaria e suplementos também foram encontrados vencidos e com adulteração de data de validade.
A estimativa da Polícia Civil é de que o valor total dos medicamentos apreendidos alcance cerca de R$ 100 mil.
Os envolvidos na fraude foram autuados em flagrante pelo crime de adulteração de produtos medicinais e foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil do Paraná para os devidos procedimentos legais. A Vigilância Sanitária apreendeu parte dos medicamentos. Os farmacêuticos irão responder eticamente perante o CRF-PR.
*Foto: Divulgação PCPR