Com apoio do CRF-PR, acadêmicos e professores do curso de Farmácia da UEPG realizaram uma ação de orientação em alusão ao dia 05 de Maio – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.
Alunos do 1ª ao 5ª ano do curso participam da ação que aconteceu, hoje, 05 de maio, no Terminal Central de Transporte Coletivo de Ponta Grossa, durante todo o dia.
Durante a atividade os alunos fizeram uma abordagem com a população que transitava pelo terminal, entregando panfletos sobre armazenamento e descarte de remédios e dos cuidados gerais no uso de medicamentos. Também orientaram a população sobre como ler bula de remédios dosagem, identificação de plantas medicinais, indicações terapêuticas dose e possíveis efeitos colaterais das plantas medicinais, entre outros.
Ao enfatizar que o foco das movimentações da campanha são os medicamentos, os acadêmicos alertam para que não sejam tratados simplesmente como mercadorias – mas sim em seu potencial, quando aplicados e utilizados corretamente, para manter, resgatar e inverter quadros que comprometem a saúde do corpo. Sobre o uso de medicamentos, eles advertem sobre a automedicação que ignora o fato de que os medicamentos podem levar a efeitos colaterais. O que se enfatiza na campanha é a questão da educação em saúde que previne riscos e contribui para a qualidade de vida da população. A campanha também significa a oportunidade de reunir dados para aplicação tanto no âmbito do projeto sobre o uso racional de medicamentos quanto para suporte no desenvolvimento de conteúdos em sala de aula.
A campanha também chamou a atenção da mídia local, pois teve repercussão entre vários veículos de comunicação local. O apoio das mídias nessas ações orientativas é fundamental para que chegue ao maior número de pessoas.
O assessor parlamentar do CRF-PR, Dr. José Carlos Tozetto Vettorazzi, participou da campanha e foi conferir de perto o trabalho dos acadêmicos. Segundo o assessor esse trabalho dos acadêmicos junto à comunidade é fundamental, tanto para o aprendizado dos acadêmicos que aplicam toda a teoria da sala de aula, quanto para a população que recebe o alerta quanto ao uso correto de medicamentos dos futuros profissionais.