Renomados professores de Deontologia do ensino farmacêutico das instituições de ensino do Paraná e membros das Comissões de Ética do CRF-PR se reuniram em Curitiba, nos dias 22 e 23 de março, para o XI Encontro das Comissões de Ética e IV Encontro de Deontologia. O evento, promovido pelo CRF-PR, abriu espaço para discussões sobre os processos éticos instaurados pelo CRF-PR a fim de fornecer aos docentes informações cruciais para a formação dos futuros farmacêuticos. Já para as Comissões de Ética foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho ao longo de 2022, além de promover o aprimoramento e a capacitação de seus membros.
As palestras foram elaboradas com temas atuais e de grande relevância para a profissão. As Legislações Farmacêuticas também foram amplamente debatidas, área em que o conhecimento é fundamental diante das exigências atuais do exercício da profissão farmacêutica.
No primeiro dia, na abertura do evento, os diretores evidenciaram a ética na rotina do farmacêutico e o quanto são provocados no dia a dia. “Somos pressionados eticamente a todo momento, diariamente, em nossos locais de trabalho. Porém, somos o elo mais forte dessa relação, como profissionais da saúde, fazer o certo dentro das legislações e normas que regem a profissão é prioridade. É inegociável!”.
O encontro propôs ainda uma reflexão sobre as práticas pedagógicas (teoria e prática) dos aspectos multi, interdisciplinar, éticos, deontológicos e legais à profissão farmacêutica e sobre o processo ético deontológico e sanitário na formação do farmacêutico.
Os participantes do encontro contaram com palestras sobre o Código de Ética e suas alterações, ministrada pela Dra. Fernanda Rogenski Penteado - gerente do setor de Ética do CRF-PR, a realização de audiências éticas de forma remota e online, ministrada pela Dra. Edneia das Graças Magri – assessora do setor de Ética do Conselho, os limites da fiscalização do CRF-PR e da Vigilância Sanitária, ministrada pelo procurador jurídico do CRF-PR , Dr. Dr. Vinícius Amorim, as diversas áreas de atuação do farmacêutico e os requisitos necessários para sua atuação e regulamentação, ministrada pelo Dr. Jackson Carlos Rapkiewicz - gerente Técnico-Científico do CRF-PR, consultório farmacêutico os serviços prestados e a regulamentação, ministrada pela Dra. Rafaela Grobe - farmacêutica do Centro de Informação de Medicamentos – CIM, prescrição farmacêutica e de outros profissionais da saúde e eletrônica, ministrada pela Dra. Karin Juliana Bitencourt Zaros – farmacêutica do CIM/CRF-PR e por fim, o gerente geral do CRF-PR, Dr. Edivar Gomes, fechou o primeiro dia com a palestra sobre o Código de Condutas para os colaboradores do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná.
No segundo dia o evento, que aconteceu no período da manhã, contou com as palestras: “Produtos de Cannabis e sua autorização, regulamentação, prescrição, dispensação e atenção farmacêutica”, com a Dra. Gislaine Beni Gutierrez - Responsável Técnica da Herbarium e Especialista na regularização de Medicamentos Fitoterápicos, e outros produtos de origem natural, tais como Suplementos Alimentares e Cosméticos. “O Farmacêutico no serviço de Imunização: requisitos de habilitação e regulamentação sanitária e profissional”, ministrada pela Dra. Karina Lorena Meira Fernandes Chiuratto - Mestre em Bioquímica pela UFPR e Sócia-Fundadora da Vacynlife - Clínica de Imunização Humana. “O Farmacêutico e sua atuação em saúde estética: requisitos de habilitação, regulamentação, procedimentos autorizados e sua publicidade”, ministrado pela Dra. Maria Fernanda Turbay Palodeto – Especialista em Estética Avançada e métodos Invasivos, Membro do GTT de Estética e da Comissão de Ética de Curitiba do CRF-PR e para finalizar este amplo debate, o diretor secretário-geral e conselheiro Federal pelo Paraná, Dr. Luiz Gustavo Pires, ministrou, de forma online, a palestra “Atuação do Conselho Federal de Farmácia e o Cenário dos Projetos de Lei do Setor Farmacêutico”.
Na ocasião, Dr. Luiz Gustavo, enalteceu a importância das Comissões de Ética e da atuação dos docentes de Deontologia, principalmente pela responsabilidade na busca por caminhos que possam melhorar o ensino da ética farmacêutica, o próprio desenvolvimento dos cursos de Farmácia, além da atuação profissional. Em seguida, o conselheiro apresentou aos participantes os principais PLs, que tramitam tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, e que possam interferir negativamente o setor farmacêutico. “O CFF acompanha cada passo desses Projetos de Leis para que possamos nos mobilizar e não deixar que avancem. Por outro lado, recentemente comemoramos a aprovação do PL do piso salarial do farmacêutico em duas Comissões que foram totalmente favoráveis e seguiremos fortemente engajados até a tramitação final”, disse.
O encontro foi muito elogiado por todos os participantes que saíram do evento muito satisfeitos pelos ensinamentos recebidos e discussões.