Notícia: GTT de Indústria promove Simpósio sobre produção e comercialização de produtos de Cannabis, panorama regulatório e qualidade

Publicado em 25 de nov. de 2022

GTT de Indústria promove Simpósio sobre produção e comercialização de produtos de Cannabis, panorama regulatório e qualidade


GTT de Indústria promove Simpósio sobre produção e comercialização de produtos de Cannabis, panorama regulatório e qualidade

O CRF-PR realizou na sexta-feira, dia 18 de novembro, o Simpósio “Produção e Comercialização de Produtos de Cannabis Panorama Regulatório e Qualidade”, evento virtual transmitido ao vivo e sua gravação continua disponível no canal do Youtube do Conselho e pode ser acessada a qualquer momento.

O debate contou com duas especialistas que esclarecem o uso da substância como medicamento para o tratamento de diversas doenças, Dra. Gislaine Beni Gutierrez, Responsável Técnica da Herbarium e Dra. Laerte Dall Agnol, Diretora na ABIFISA - Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde, atuando fortemente na regulamentação da Fitoterapia no Brasil junto à ANVISA.

Com a moderação da Dra. Ane Margarete Kerniski, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Indústria, o evento foi iniciado com a participação dos diretores do CRF-PR, Dr. Valquires Godoy, vice-presidente e Dr. Eduardo Valério, tesoureiro que deram as boas-vindas aos participantes, agradeceram a disponibilidade e enalteceram a importância desse debate às duas palestrantes.

Dra. Gislaine apresentou um breve histórico do uso da cannabis medicinal e apresentou algumas indicações terapêuticas baseadas em evidências científicas, independentemente da classificação como medicamento ou suplemento e o importante papel do farmacêutico em torno desse debate.

Com uma apresentação voltada para área de autorização, registro e regulamentação, a Dra. Laerte Dall Agnol, ressaltou que a cannabis é uma planta que pode ser registrada junto à Anvisa como medicamento, seguindo as mesmas regras dos fabricantes para qualquer outra planta medicinal. Com relação à qualidade, Dra. Laerte disse que o um importante benefício da regulamentação está associado à garantia fornecida pela Anvisa. Uma vez que a Cannabis seja regulada, a agência terá maior controle sobre o produto que está sendo disponibilizado e ditará os parâmetros de qualidade.


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR

topo