Notícia: Acadêmicos da Uniamérica participaram de palestra sobre importância do CRF-PR

Publicado em 1 de set. de 2022

Acadêmicos da Uniamérica participaram de palestra sobre importância do CRF-PR

Entender a importância do papel regulador e de fiscalização que o CRF-PR exerce para a sociedade e aos farmacêuticos, foi o tema da palestra ministrada pelo diretor tesoureiro do CRF-PR, Dr Eduardo Valério, aos acadêmicos da Uniamérica, em Foz do Iguaçu.

Antes de iniciar a carreira profissional, o farmacêutico deve fazer a sua inscrição no CRF do estado onde irá atuar, independente da carreira escolhida dentre as diversas oferecidas pelo mercado farmacêutico. No entanto, muitos profissionais recém-formados possuem dúvidas em relação à função e à importância do CRF e acabam ficando incomodados com a exigência de se inscrever nos conselhos. Para esclarecer sobre esse primeiro e importante passo na vida profissional, a diretoria do CRF-PR tem percorrido diversas instituições de ensino tirando as principais dúvidas relativas ao Conselho, sua função e suporte à sociedade.

O diretor tesoureiro, explicou aos alunos que cada estado do país possui um conselho de farmácia de abrangência regional que deve atuar em consonância com o CFF – Conselho Federal de Farmácia, visando garantir a qualidade da assistência farmacêutica prestada à população. “Entre suas principais funções, podemos citar: garantir que os princípios da disciplina e da ética farmacêutica sejam cumpridos; registrar os farmacêuticos, expedindo sua carteira profissional; fiscalizar o exercício profissional e punir infrações conforme Leis e normas vigentes; sugerir ao CFF medidas para a regulamentação dos serviços profissionais”, explicou Dr. Eduardo.

Já para a sociedade os Conselhos são essenciais para proteção e a manutenção dos benefícios sociais em relação aos serviços oferecidos pelos farmacêuticos, além de garantir que eles sejam prestados por profissionais devidamente habilitados. Dessa forma, o CRF garante o bem-estar e a segurança da sociedade diante da prática farmacêutica.

Assim, podemos entender que os Conselhos atuam como um verdadeiro guia para os farmacêuticos, e essas normas ajudam a promover uma aproximação dos serviços de saúde, dos profissionais e da sociedade como um todo.

O coordenador do curso de Farmácia da Uniamérica, Dr. Jean Colacite, agradeceu a iniciativa do CRF-PR em esclarecer aos acadêmicos a respeito dessa importante etapa de suas vidas profissionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR