Notícia: Orientação ao farmacêutico - Vacinação

Publicado em 14 de out. de 2022

Orientação ao farmacêutico - Vacinação


Orientação ao farmacêutico - Vacinação

Muitas doenças comuns no Brasil deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população.

No entanto, nos últimos anos, a queda nas coberturas vacinais no Brasil torna o cenário preocupante. Há registro do aumento de casos de sarampo e ameaça do retorno da poliomielite. É necessário que a população seja alertada quanto à importância da vacinação.

As ações de imunizações no Brasil são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde que oferece muitas vacinas de forma gratuita. Alguns imunizantes só estão disponíveis nos serviços privados de vacinação.

O Calendário Nacional de Vacinação engloba vacinação para crianças, adolescentes, adultos e idosos, gestantes, além das campanhas nacionais de vacinação. A seguir estão elencadas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde.

 

CALENDÁRIO NACIONAL DE  VACINAÇÃO

*A partir de 5 anos de idade para os povos indígenas, sem comprovação da vacina PCV 10

 

*A partir de 5 anos de idade para os povos indígenas, sem comprovação da vacina PCV 10

 

*Indicada para pessoas a partir dos 60 anos de idade em condições clínicas especiais (acamados, hospitalizados ou institucionalizados)

 

 

 

Sempre deve ser considerada a situação vacinal anterior. Caso o esquema esteja completo, independentemente da idade em que a pessoa foi vacinada, não há necessidade de doses adicionais.

 

Para informações complementares, como número de doses, idade recomendada e intervalo entre as doses, acesse:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao

 

Referências:

  1. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao>. Acesso em 10 out. 2022.
  2. Ministério da Saúde. Plano nacional de operacionalização da vacinação contra a COVID-19. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/coronavirus/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacinacao-contra-a-covid-19-pno-2a-edicao-com-isbn>. Acesso em 11 out. 2022.
  3. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Imunizações – Vacinação. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-nacional-de-imunizacoes-vacinacao>. Acesso em 10 out. 2022.
  4. PARANÁ. Secretaria da Saúde do Estado do Paraná. Vacinas. Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Vacinas>. Acesso em 10 out. 2022.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÃO. Calendários de vacinação. Disponível em: <https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao>. Acesso em 11 out. 2022.
  6. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÃO. Campanhas – SBIm. Disponível em: <https://sbim.org.br/acoes/campanhas-sbim>. Acesso em 10 out. 2022.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÃO. Onde se vacinar. Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/onde-se-vacinar>. Acesso em 10 out. 2022.


Fonte: CIM/CRF-PR

topo