Lugar de medicamento é na FARMÁCIA! O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) é totalmente contra o Projeto de Lei nº 1774/19, de autoria do deputado Glaustin Fokus (PSC/GO). Na última terça-feira, 28, representantes do CRF-PR estiveram na Câmara dos Deputados, na Comissão de Seguridade Social e Família, para acompanhar as discussões sobre o PL. Estiveram presentes a diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, o conselheiro federal pelo Paraná e diretor secretário-geral do CFF, Dr. Luiz Gustavo Pires, além de representantes da Abrafarma e Abcfarma.
A maioria dos presentes à audiência pública manifestou-se contrária à liberação da comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados e estabelecimentos similares. Nessa lista estão conveniências, mercados de bairro e outros estabelecimentos.
Na avaliação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), sob o argumento de favorecer o acesso a medicamentos, a proposta ameaça piorar um já grave problema de saúde pública. E, na verdade, apenas beneficia supermercadistas e indústrias de medicamentos isentos de prescrição.
O CRF-PR seguirá articulando com parlamentares, unindo forças, e acompanhando as discussões para que o PL não seja aprovado.