O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) realizou, nos dias 17 e 18/02/2022, a 921ª Reunião Plenária, em Curitiba. Diretoria e Conselheiros debateram sobre diversos assuntos que envolvem a classe farmacêutica, como questões de fiscalização, a administração do Conselho, assuntos de tesouraria e cadastro de profissionais.
O primeiro dia da reunião, 17, contou com uma programação especial: a entrega da homenagem de honra, a Comenda Júlio Petrich da Costa*. A Comenda foi criada pelo Conselho com o objetivo de enaltecer os profissionais pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica.
Este ano o CRF-PR deliberou a entrega da Comenda à farmacêutica Patrícia de Souza Bonfim de Mendonça. Ela que se destacou num período em que a população ficou mais vulnerável, numa época obscura, que lançou a sociedade mundial em um mar de falsas informações e vendou seus olhos para a ciência e a verdade.
Dra. Patrícia, é coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa em Evidências Científicas sobre COVID-19 da Universidade Estadual de Maringá e todas as informações e descobertas realizadas, sobre o combate e prevenção à COVID-19 ela divulgou, em uma linguagem simples e acessível, por meio do projeto “Comunidade do Conhecimento”, em seus canais do Instagram e Youtube, fazendo com que tanto a população, quanto os profissionais tivessem acesso a informações corretas e confiáveis sobre a doença.
Emocionada, a homenageada falou da felicidade e honra de receber este reconhecimento pelo seu Conselho de classe e contou um pouco de sua trajetória e de seu amor pela profissão aos presentes. “O curso de Farmácia me fez completa quando entendi como é cuidar de gente, poder contribuir para a saúde do próximo e atuar de forma significativa na vida das pessoas”, contou.
O presidente do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, lembrou que nos dois últimos anos, as atenções da ciência (e do mundo!) estiveram voltadas para a pandemia da COVID-19. Diversos farmacêuticos se destacaram, trabalhando em diferentes linhas de pesquisa e projetos, desde a identificação do coronavírus até a produção das vacinas e a sua divulgação científica. “Em homenagem ao dia do farmacêutico, evidenciamos o trabalho de uma farmacêutica que foi protagonista no combate à pandemia e reforçando a importância da participação do farmacêutico na ciência”, parabenizou Dra. Patrícia. Por todo o seu trabalho e o combate à desinformação em saúde, a homenageamos nesta data”, continuou.
Ao final, Dra. Patrícia agradeceu pelas palavras e se colocou à disposição da diretoria e do Conselho.
Outro destaque da reunião Plenária foi o debate a respeito da revogação da Deliberação 915/2017 do CRF-PR, que dispõe sobre o registro de especialista em Farmácia Clínica, apresentada pelo conselheiro Dr. Fábio Queiroz. (Clique aqui para a matéria completa).
No segundo dia da reunião os conselheiros se reuniram para a Plenária de Ética (processos éticos).