Na tarde de ontem, quinta-feira, 22, a diretoria do CRF-PR se reuniu com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma Paraná), Dr. Edenir Zandoná Junior, o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifar-PR), Dr. Fabio Santana, e a assessora do deputado estadual Michele Caputo, Cintia Rueda Lorga. Foram discutidos o ICMS-ST e a venda de medicamentos em supermercados.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância da dispensação de medicamentos feita pelo farmacêutico. Os especialistas ressaltaram que sem a presença deste profissional, está em risco toda a população, que fica exposta ao uso indiscriminado de medicamentos. A falta da orientação do farmacêutico pode acarretar em intoxicações e interações medicamentosas.
A autorregularização da cobrança do ICMS-ST também é vista com extrema preocupação pelo CRF-PR, uma vez que coloca em risco o funcionamento de farmácias em todo o estado. Por isso, o CRF-PR defende a reavaliação da cobrança do imposto como medida fundamental à manutenção das atividades deste importante segmento.
O objetivo do encontro foi traçar estratégias para o enfrentamento desses dois temas de extrema importância pra área farmacêutica.