Notícia: CRF-PR promove webinar sobre fake news e o uso racional de medicamentos durante a pandemia

Publicado em 7 de mai. de 2021

CRF-PR promove webinar sobre fake news e o uso racional de medicamentos durante a pandemia


CRF-PR promove webinar sobre fake news e o uso racional de medicamentos durante a pandemia

No mês de maio, em comemoração ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, o CRF-PR promoveu dois eventos online com importantes nomes da farmácia para falar sobre pandemia, fake news e o uso racional de medicamentos. Os dois webinares já somam mais de 500 visualizações e estão disponíveis no canal do Youtube do CRF-PR.

04/05 - Perigos das fake news e o colapso na saúde

O primeiro bate-papo foi com o farmacêutico mestre em Ciências Biológicas, doutor em Ciências e Chefe do Departamento de Análises Clinicas e Biomedicina da Universidade Estadual de Maringá, Dr. Dennis Armando Bertolini, e o farmacêutico mestre em Análises Clínicas, doutor em Hematologia e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Dr. Everson Augusto Krum. A mediação foi da diretora secretária-geral do CRF-PR, Dra. Nádia Celuppi Ribeiro. Durante o evento, os especialistas discutiram sobre os perigos das Fake News e o colapso na saúde.

O vice-reitor da UEPG, Dr. Everson Augusto Krum, durante sua fala, ressaltou a importância do farmacêutico em todas as etapas durante o diagnóstico e tratamento da Covid-19. O especialista explicou a rotina exaustiva dos profissionais. “Na UTI, por exemplo, são pedidos os exames rotineiros e enquanto não sai o resultado pelo laboratório, a farmácia hospitalar não consegue fazer a conta da dosagem do medicamento do paciente que está internado. Sem a medicação não é montado o carrinho e a UTI fica aguardando. Então veja a sincronia e a importância dos profissionais farmacêuticos, que nem sempre é lembrada. Eles são fundamentais, inclusive, no diagnóstico”, afirmou.

Outro assunto discutido durante o webinar foi em relação às vacinas. Os participantes explicaram como funciona cada uma das vacinas disponíveis e falaram sobre o perigo das fake news relacionadas a este assunto. “Eu, por ser imunologista e virologista defendo as vacinas porque hoje é a tecnologia que mais avançada que temos para evitarmos ou diminuirmos doenças graves. Por meio das vacinas, conseguimos eliminar uma das doenças mais graves do mundo, a varíola. E assim foram feitos com várias outras doenças. Estamos prestes a eliminar a poliomielite, o sarampo e a rubéola, por exemplo”, ressaltou o Chefe do Departamento de Análises Clinicas e Biomedicina da UEM, Dr. Dennis Armando Bertolini.

05/05 - Uso Racional de Medicamentos durante a Pandemia

No segundo dia, o encontro online contou com a presença do farmacêutico e conselheiro do CRF-PR, mestre em Farmacologia e Terapêutica e doutor em Ciências Farmacêuticas, Dr. Arnaldo Zubioli, o farmacêutico mestre em Farmácia e doutorando em Farmacologia, Dr. Kauê Cézar Justo e o farmacêutico, gerente técnico-científico do CRF-PR e mestre em Farmacologia, Dr. Jackson Rapkiewicz. A mediação foi da presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin.

Durante a conversa, os especialistas esclareceram o que é o uso racional de medicamentos. O farmacêutico conselheiro do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli, explicou que os medicamentos existem para resolver o problema de saúde pública e devem ter efetividade, segurança e qualidade. “A Organização Mundial de Saúde estabeleceu seis princípios que devem nortear o que se chama uso racional de medicamentos. Isso engloba a indicação correta, a efetividade do medicamento, o paciente concordar com o tratamento, a ausência de eventos adversos, a dispensação correta e o acompanhamento do paciente através de protocolos para avaliar resultados. Tudo isso foi o começo e está na Lei 13.021/2014”, ressaltou.

O uso indiscriminado de medicamentos durante a pandemia também foi um dos assuntos debatidos durante o webinar. Foram destacados os riscos da automedicação e também a ameaça das fake news. “Fora da pandemia, o uso não racional de medicamentos já acontece muito. Na pandemia isso foi elevado exponencialmente. Porque as pessoas estão desesperadas, têm medo e querem se apegar a algo que supostamente traz proteção. As pessoas estão utilizando medicamentos que não são aprovados para tratar ou prevenir a Covid-19 e, pior, que não têm nem estudos que comprovem algum benefício. Além do uso de medicamentos que não são aprovados, estamos tendo medicamentos utilizados por via inadequada. Por exemplo, comprimidos sendo triturados para serem nebulizados”, explicou o gerente técnico-científico do CRF-PR, Dr. Jackson Rapkiewicz.

O farmacêutico Dr. Kauê Cézar Justo falou sobre os kits de medicamentos que têm sido utilizados para combater a Covid-19. “As pessoas acham que maior acesso a medicamentos está ligado a maior promoção de saúde. Um paciente que vai ao médico e sai sem prescrição, por exemplo, considera que não foi atendido. O uso kits está acontecendo, não podemos fechar os olhos para isso. E não está acontecendo o acompanhamento desse paciente que está fazendo o uso desse kit, o que me preocupa muito”, destacou.

Quer conferir os vídeos na íntegra? Acesse o canal do Youtube do CRF-PR: www.youtube.com/CRFParana.



topo