O Projeto de Lei 1896/2021, protocolado pelo deputado federal por Santa Catarina, Darci de Mattos (PSD), pretende autorizar a venda de medicamentos em supermercados e outros estabelecimentos congêneres, sob a justificativa de ampliar o acesso aos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs). Tal iniciativa representa muito mais que o retrocesso: é uma ameaça à saúde pública, uma vez que dispensa a assistência farmacêutica, a orientação e a autoridade técnica do profissional.
O farmacêutico é FUNDAMENTAL na dispensação de medicamentos, e sem a presença deste profissional, está em risco toda a população, que fica exposta ao uso indiscriminado de medicamentos. A falta da orientação do farmacêutico pode acarretar em intoxicações e interações medicamentosas. Vale lembrar que o farmacêutico não é essencial apenas na dispensação, mas em todos os serviços farmacêuticos, como na aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação, testes rápidos para Covid-19, aplicação de injetáveis, entre outros.
O CRF-PR é totalmente CONTRA a PL 1896/2021 e considera tal iniciativa um RETROCESSO. Acesse o link e manifeste sua posição na consulta pública.
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2283799