As boas-vindas aos calouros do primeiro período das Faculdades Pequeno Príncipe teve direito a importantes reflexões sobre o papel e desafios dos profissionais da saúde no século XXI. A conversa com o CRF-PR, realizada virtualmente, reuniu professores da instituição, representantes do Centro Acadêmico e do CRF-PR Júnior, do coordenador, o farmacêutico Dr. Christian Boller, além dos alunos de vários períodos do curso de Farmácia.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, Dra. Mirian Ramos Firentin, falou com os acadêmicos sobre a atuação do CRF-PR, mercado de trabalho, perspectivas para o setor e paixão pela profissão. “Se pudesse escolher mil vezes minha profissão, escolheria mil vezes a Farmácia. Não me imagino em outra profissão”, destacou a presidente.
Em sua apresentação, a presidente abordou também as áreas de atuação do farmacêutico, tratando de forma preliminar a gama de possibilidades que a profissão possibilita ao farmacêutico; legislações que rege o setor, bem como as responsabilidades técnicas, éticas e legais do futuro profissional.
Dra. Mirian reiterou ainda a importância do profissional durante a assistência aos pacientes, além de familiariza-los sobre os principais procedimentos realizados pelo CRF-PR – órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional – e explicou sobre os projetos ofertados àqueles que buscam sempre por novos conhecimentos, a fim de aprimorar o lado profissional com o que há de mais importante.
Agradecida pelo convite de participar de um acontecimento tão importante para o presente e o futuro da Profissão Farmacêutica, Dra. Mirian aconselhou aos novos estudantes que aproveitem da melhor maneira possível essa oportunidade de crescimento profissional. E lembrou que, a qualquer momento, podem contar com o CRF-PR. “Estaremos sempre de portas abertas para os profissionais farmacêuticos e alunos de farmácia”, finalizou.
A professora, Dra. Lia Melo Almeida do curso de Farmácia da FPP, e uma das organizadoras do evento virtual, juntamente com o coordenador, ressaltou em sua fala sobre o perfil que o farmacêutico deve adquirir ao longo de carreira. “O profissional que se atualizar frequentemente, mantendo uma visão científica e de responsabilidade com a profissão, certamente, terá seu espaço”, disse ela.
A live teve duração de pouco mais de uma hora e ao final os acadêmicos agradeceram a presidente pela relevante palestra e ensinamentos.