Notícia: Uso de luvas na administração de vacinas contra a COVID-19

Publicado em 8 de fev. de 2021

Uso de luvas na administração de vacinas contra a COVID-19


Uso de luvas na administração de vacinas contra a COVID-19

De acordo com a Nota Técnica 12/2021 da Anvisa, como regra geral o uso de luvas não é necessário para administrar as vacinas.

O ideal é que ocorra a higiene das mãos com água e sabonete ou preparações alcoólicas a 70% antes e após cada administração.     

 

Uso de luvas

O uso de luvas deve ocorrer quando houver risco de contato com secreções, excreções, lesões de pele ou quando o paciente possuir doença infecciosa de transmissão por contato.

Nesses casos deve ser realizada a higiene das mãos antes e após a colocação das luvas. 

 

Troca das luvas

Quando o uso de luvas for necessário elas devem ser trocadas imediatamente após cada aplicação, sendo proibido o uso da mesma luva para vacinação de mais de uma pessoa.

 

Higienização das mãos com luvas

Não há indicação para higienizar as mãos enluvadas com água e sabonete ou preparações alcoólicas. Essa prática é errada e aumenta o risco de contaminação do profissional e do paciente.

 

Fonte:

  1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota Técnica no 12/2021/SEI/GRECS/GGTES/DIRE1/ANVISA. Recomendações para os serviços de vacinação durante o período da pandemia da COVID-19. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota_tecnica_1307074_nota_tecnica_n__12_corrigida.pdf>. Acesso em 29 jan. 21.

 

Quer saber mais? Acesse a Nota Técnica 12/2021: http://bit.ly/3owG472



topo