Pacientes com quadros graves de COVID-19 podem apresentar resposta inflamatória sistêmica com prejuízo aos pulmões e outros órgãos. Com base nisso, foi proposto que o uso de corticosteroides poderia prevenir ou diminuir esses efeitos.
Estudo RECOVERY
Dados do RECOVERY, um estudo randomizado multicêntrico em pacientes hospitalizados com COVID-19, mostraram que o grupo que recebeu dexametasona (6 mg/dia por via endovenosa ou oral por até 10 dias) apresentou menor mortalidade em 28 dias quando comparado ao grupo que recebeu tratamento padrão.
Esta redução foi de cerca de 33% entre pacientes ventilados e de aproximadamente 20% entre os que receberam somente oxigênio (sem ventilação mecânica). Não foram observados benefícios em pacientes que não necessitaram de suporte respiratório.
Automedicação
Corticosteroides não devem ser usados como automedicação na prevenção ou no tratamento da COVID-19 e talvez sejam até prejudiciais se mal empregados nestes pacientes.
As reações adversas podem variar conforme o agente usado, a dose e o tempo de uso e incluem edema, hipertensão, hiperglicemia, osteoporose, dificuldades de cicatrização, maior suscetibilidade a infecções e atrofia adrenal.
Referências
Tem dúvidas sobre medicamentos? Entre em contato conosco: http://bit.ly/contatocimcrfpr