Notícia: Prevenção e cuidado com a diabetes levam milhares à praça em Curitiba

Publicado em 11 de nov. de 2019

Prevenção e cuidado com a diabetes levam milhares à praça em Curitiba


Prevenção e cuidado com a diabetes levam milhares à praça em Curitiba

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento Retina do Bem e o Mutirão da Diabetes reuniu, neste sábado (9/11), na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças, milhares de pacientes com diabetes, pré-diabetes e os que têm preocupação e querem se prevenir da doença. 

Em sua maioria encaminhados pelas unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba, os pacientes puderam passar por sete estações organizadas não apenas na unidade, mas nas tendas montadas especialmente para o evento. Cada uma delas foi destinada a um atendimento.

O foco principal foi a prevenção à retinopatia diabética, doença que decorre de complicações da diabetes.

Com a participação de 500 voluntários, dos quais 60 médicos, a iniciativa é resultado da parceria entre o Oftalmo Curitiba – Hospital da Visão, o Centro Paranaense de Oftalmologia e a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é ampliar a oferta do atendimento oftalmológico aos pacientes diabéticos na cidade.

O prefeito Rafael Greca esteve na Praça Ouvidor Pardinho, conversou com pacientes, profissionais de saúde, estudantes e voluntários. “É muito importante que tenham vindo”, disse o prefeito ao grupo de pacientes que fazia a dilatação da pupila, uma das sete estações pelas quais os participantes puderam passar.

“Fico agradecido com a parceria dos vários médicos que vieram somar com o nosso projeto do mutirão de diabetes e de prevenção da cegueira por diabetes. É muito importante para Curitiba essa prevenção”, disse o prefeito.

Saúde para ver Curitiba

Quatro mil pacientes foram agendados das 111 unidades de saúde. Eles fizeram os exames, a avaliação da retina e os que precisam já saem daqui com a aplicação do laser, que é um tratamento.

Farmácia

A tenda da Farmácia ficou sob responsabilidade dos acadêmicos e docentes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que realizaram orientações quanto ao uso de medicamentos e descarte correto e consciente de perfurocortantes. Representando o CRF-PR, estiveram presentes a Conselheira Suplente, Dra. Mauren Isfer, e a Assessora Educacional, Dra. Maria Augusta Marcondes.


Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

topo