Farmacêuticos já podem enviar através da plataforma CRF-PR em Casa cópias de receitas ilegíveis e/ou fora do padrão, conforme legislações vigentes
CAMPANHA ENCERRADA
É vital que as orientações estejam claras para os profissionais que irão dispensar os cuidados e insumos necessários. E como nem sempre as prescrições se apresentam dessa forma, tendo em vista os inúmeros relatos que o Conselho recebe de farmacêuticos que observam a ilegibilidade e a falta de itens obrigatórios nos documentos, o CRF-PR desenvolveu a campanha “Receita correta é segurança para o paciente".
Para participar os farmacêuticos podem enviar cópias das receitas ilegíveis e fora dos padrões de informações, através da plataforma CRF-PR em Casa. No entanto, é fundamental observar o Termo de Ciência e Responsabilidade lá presente, onde o profissional atesta estar ciente de que deve suprimir os dados do paciente. Cabe ressaltar ainda que o anonimato dos farmacêuticos que enviarem as prescrições será mantido.
Os resultados serão apresentados às entidades de saúde, sanitárias e fiscalizadoras para posteriores iniciativas de sensibilização junto aos profissionais, sempre com o foco no bem-estar da população.
Veja o passo a passo:
1) Acesse a ferramenta "CRF-PR em Casa" com seu CPF e senha. No menu, clique em "Serviços" e depois em "Receita Fora do Padrão".
2) Leia com atenção o "Termo de Ciência e Responsabilidade". Se concordar, clique em "Ciente e de acordo".
3) Você deverá enquadrar a receita que está encaminhando em uma das classificações listadas. ATENÇÃO! Somente é possível selecionar uma classificação por vez. Se por acaso a sua receita contém mais de um erro, sugerimos encaminhar mais vezes.
4) Agora, descreva em 500 caracteres as não conformidades encontradas.
5) Clique em "Selecione" para anexar o arquivo da receita e depois clique em "Salvar".
6) Pronto! Sua receita foi encaminhada!