O Superintendente de Gestão de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), Geraldo Biesek, se reuniu em 8 de maio com a Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). O encontro foi realizado com o objetivo de fortalecer a parceria já estabelecida entre as entidades, como por exemplo, o GECITO, grupo que tem o propósito de estimular, congregar e atualizar os farmacêuticos especialistas em Citologia Clínica e/ou Citopatologia prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde do Paraná.
Geraldo, que estava representando o Secretário, Carlos Alberto Gebrim Preto, sugeriu a ampliação desta cooperação estendendo o apoio para a realização do Enefis – Encontro de Fiscalização – Vigilância Sanitária e CRF-PR.
Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Presidente do CRF-PR, enfatizou a importância da parceria com relação ao GECITO, ressaltando que esta ação tem impacto direto na qualidade dos serviços oferecidos à população. “Unindo esforços, melhoramos a oferta de exames preventivos e conseguimos diminuir o impacto de doenças sérias como o câncer”, disse.
Maria Goretti David Lopes, que está à frente da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) – SESA-PR, participou da reunião trazendo possibilidades otimistas com relação ao acordo estabelecido. O termo de cooperação técnica será reformulado com as sugestões de ampliação e em seguida encaminhado para aprovação.
Outros assuntos como a assistência farmacêutica no Estado, o processo de avaliação da farmacoterapia dos pacientes, judicialização, entre outros temas também foram abordados.
Participaram da reunião: Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro, a Diretora Secretária-Geral do CRF-PR, Dra. Sandra Iara Sterza, Diretora Tesoureira do CRF-PR e Dr. Elias Montin, Assessor de Relações Institucionais do CRF-PR.
Sobre o GECITO - o Grupo de Estudos em Citologia surgiu em 05 de dezembro de 2014, onde foi formalizda a parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC), Associação Paranaense de Farmacêuticos (Aspafar) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).