Notícia: Entidades discutem impactos da graduação na modalidade EAD na área da saúde

Publicado em 20 de fev. de 2019

Entidades discutem impactos da graduação na modalidade EAD na área da saúde


Entidades discutem impactos da graduação na modalidade EAD na área da saúde

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) promoveu, hoje, o III Encontro das profissões da área da saúde. Representantes de entidades profissionais, instituições de ensino, Ministério da Saúde, Ministério Público e Procon/PR se reuniram para discutirem a graduação na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

As discussões foram embasadas nas Leis 8.080/1990 e 8.142/1990, e na Constituição Federal de 1988 que definem como competência do Sistema Único de Saúde a ordenação da formação de recursos humanos na área da saúde. Foi apresentado ainda, um panorama do ensino presencial e do EAD no Paraná no segmento, com base em informações do banco de dados do MEC, elaborado pela farmacêutica Ester Dalla Costa, coordenadora do Grupo de Trabalho em Educação do CRF-PR. Foi apresentado também os dados nacional, pela farmacêutica Dra. Zilamar Camargo Costa, coordenadora da Comissão de Educação Farmacêutica do CFF. Já a presidente do CRF-DF, Dra. Gilcelene Maria dos Santos El Chaer, trouxe sua experiência como membro da Comissão Parlamentar do CFF e falou sobre o andamento dos Projetos de Lei em EAD e a importância da aproximação das profissões da área da saúde com os parlamentares. E por fim, a secretária do Ministério da Saúde (MS), Mayra Isabel Correia Pinheiro, apresentou o posicionamento do MS com relação ao EAD e o impacto na qualidade da assistência ao paciente.

A coordenadora geral do Procon Paraná, Cláudia Silvano, também participou das discussões na defesa da sociedade civil organizada.

Os encaminhamentos do terceiro encontro serão direcionados à Comissão Executiva que foi constituída durante o evento.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR

topo