Notícia: Seminário do setor hospitalar abordou cuidados farmacêuticos no paciente crítico

Publicado em 27 de nov. de 2018

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) e a Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar e Clínica realizaram sábado, 24/11, o Seminário de Farmácia Hospitalar, cujo tema central foi os cuidados farmacêuticos no paciente crítico. Ao longo do dia, os participantes assistiram a diversos painéis sobre as experiências realizadas em hospitais paranaenses.

Na abertura do evento, o Gerente Técnico-Científico do CRF-PR, Dr. Jackson Rapkiewcz, representando a Presidente do Conselho, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, destacou a participação dos farmacêuticos e o alto nível dos palestrantes que atuam na área. “São relatos do dia a dia desses profissionais que passarão suas experiências com o intuito de fomentar uma discussão muito rica entre os presentes”, afirmou. Dr. Jackson acrescentou ainda que o farmacêutico hospitalar desempenha papel fundamental na equipe multidisciplinar de um hospital, tendo em vista sua imensa contribuição na qualidade da assistência prestada ao paciente.

Pela manhã foram apresentadas as seguintes experiências: UTI Adulto apresentada pela Dra. Patrícia Carvalho Baruel Okumura, farmacêutica Intensivista do Hospital Cruz Vermelha. Antimicrobial Stewardship (Programa de gerenciamento para o uso racional de antimicrobianos) no Paciente Crítico, quem abordou este assunto foi Dr. Lucas Miyake Okumura - farmacêutico do Hospital Pequeno Príncipe.

No período da tarde o farmacêutico Dr. Douglas Eduardo Cardoso do Hospital Evangélico de Curitiba, detalhou sobre a Reposição Volêmica: coloides ou cristalóides?, Dra Heloisa Barreto - farmacêutica Intensivista do Hospital Pequeno Príncipe falou sobre Incompatibilidade Medicamentosa e Dispositivos de Infusão. O médico Dr. Gustavo Schulz da Superintendência Médica – Hospital Vita Batel, ministrou apalestra sobre Tromboembolismo Venoso: como gerenciar?, Dra. Giovana Krueger, farmacêutica Intensivista do Instituto de Neurologia de Curitiba, falou a respeito de Sedação e analgesia e por fim, Dra. Greyzel Emília da Silva Alice Benke, farmacêutica Chefe da Farmácia do Hospital Vita, falou sobre a Reconciliação Medicamentosa: modelo de Prática e Indicadores.

O evento finalizou com o auditório lotado, profissionais e acadêmicos de farmácia saíram satisfeitos com as discussões propostas durante todo o Seminário.