O 3º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde aconteceu no dia 14/11, em Curitiba, com o objetivo de apresentar a realidade das PICS no contexto das ações de atenção primária à saúde e o potencial de integração da profissão farmacêutica nesses campos da saúde.
O evento começou com um pronunciamento da Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, que enalteceu a presença de mais de 70 participantes, entre profissionais e acadêmicos. “As PICS são áreas de atuação que merecem destaque. Há poucos profissionais exercendo atividade e faltam conhecimentos sobre o assunto, tanto dos gestores quanto dos farmacêuticos. Por isso, a importância de promovermos eventos para levar informação de uma forma eficaz aos profissionais”, afirmou Dra. Mirian.
Durante a abertura do seminário, Dra. Claudia Boscheco Moretoni, membro do Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF) e representante do Secretário Estadual da Saúde – Dr. Antônio Carlos Nardi –, frisou sobre o árduo e longo caminho que o Sistema Único de Saúde tem para implementar com efetividade e maior potência as Práticas Integrativas e Complementares. “Apesar de difícil, é um caminho necessário e possível. As PICS estão cada vez mais respaldadas pelas evidências, ou seja, ficam a cada dia mais próximas de serem instituídas no serviço público”, afirmou.
Já a Dra. Agda de Jesus Silva Moreira, Coordenadora de Recursos Materiais e da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, destacou o projeto Centro de Especialidades Médicas Matriz, que oferece serviços de homeopatia e acupuntura à população da capital paranaense. “Ainda existem alguns entraves sobre a aquisição de insumos que envolvem as PICS, porém, aos poucos estamos avançando, principalmente com a troca de experiência com outros municípios”, salientou.
O evento foi uma promoção da Comissão Assessora de Práticas Integrativas e Complementares do CRF-PR com o apoio da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH). Dr. Javier Salvador Gamarra Júnior, Coordenador da Comissão e Presidente da entidade, realçou a importância da informação para os profissionais de saúde e população em geral. “Com maior conhecimento, aumentamos o respeito sobre as práticas e consequentemente, a atuação. O CRF-PR, juntamente com o CFF, luta diariamente pela ampliação e consolidação do espaço, visando os benefícios das PICS para a saúde da população”.
O seminário seguiu com as palestras: “Práticas Integrativas e Complementares na Atualidade” com o Dr. Euclides Lara, “Atuação das PICS no SUS” com Dr. Paulo Stoef, “Prescrição Homeopática” com Dr. Rinaldo Ferreira, “Prescrição Farmacêutica na Fitoterapia” com Dra. Cristiane Reichert, “Ozonioterapia e a Profissão Farmacêutica” com Dr. Javier Gamarra e “Consultório Farmacêutico e Serviços de MTC/Acupuntura” com Dra. Carla Matsue.
Também estiveram presentes no evento: Dr. Gerson Schwab – representante do Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Paraná; Dra. Gisele Dutra da Silva – Coordenadora da Atenção Farmacêutica do Departamento de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba; e as Diretoras do CRF-PR – Dra. Sandra Iara Sterza, Tesoureira, e Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro, Secretária-Geral.