Notícia: Mutirão do Diabetes atrai centenas de participantes em Curitiba

Publicado em 13 de nov. de 2018

Mutirão do Diabetes atrai centenas de participantes em Curitiba


Mutirão do Diabetes atrai centenas de participantes em Curitiba

No mundo, uma em cada 11 pessoas é acometida pelo diabetes, sendo que a cada três segundos, um caso é descoberto. Dados da International Diabetes Federation (IDF) apontam que só no Brasil são mais de 14 milhões de portadores da doença - cerca de 9,4% da população total. De acordo com o levantamento, são diagnosticados, diariamente, 500 novos casos.

Por isso, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença que acomete cada vez mais pessoas no mundo e celebrar o Dia Mundial do Diabetes, aconteceu no último sábado, 10 de novembro, na Praça Ouvidor Pardinho em Curitiba, a 6ª edição do Mutirão Diabetes e Retina do Bem 2018.

O diabetes tem rápida evolução e pode cegar, ou seja, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais. Por conta disso, a ação contou com uma grande equipe multiprofissional, ofertando: orientações sobre problemas do coração com cardiologistas, teste de glicemia e aferição da pressão arterial sistêmica com enfermeiros, informações sobre prevenção da obesidade e a dieta ideal com nutricionistas, dicas sobre quais exercícios podem ser desenvolvidos diariamente com educadores físicos e orientação sobre o uso e descarte correto de medicamentos com farmacêuticos, atividade que contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Dra. Mauren Isfer – Conselheira e Dra. Maria Augusta Marcondes – Assessora Educacional estiveram presentes representando o CRF-PR durante toda a ação. A realização do Retina do Bem e do 6º Mutirão do Diabetes é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com a Oftalmo Curitiba e o Centro Paranaense de Oftalmologia (CPO), com apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da Associação Paranaense de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR

topo