Coordenadores, professores e alunos de diversas instituições de ensino superior do Paraná reuniram-se na sede do CRF-PR no sábado, dia 15/09, para o IV Fórum Estadual de Educação Farmacêutica.
O debate girou em torno das prioridades da formação do farmacêutico para atender as necessidades do país, do SUS e de propor a construção de um profissional interdisciplinar, com habilidades reflexiva e humanista, além da integração ensino-pesquisa-serviço.
“Qualificar um serviço de saúde compreende, necessariamente, contar com profissionais adequadamente formados e preparados para gerenciar o serviço e as pessoas, além de inovar, integrar e cuidar, com base em critérios científicos e éticos para a consolidação dos princípios do SUS. Portanto, ao discutirmos a formação do farmacêutico, é fundamental refletirmos novos e antigos conceitos para atendermos as demandas da sociedade”. Assim, a palestrante, Dra. Denise Bueno, professora do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, definiu a proposta do evento.
Dra. Denise trouxe sua vivência do Rio Grande do Sul e apresentou a experiência da implantação do programa de extensão universitária da disciplina Práticas Integradas em Saúde Coletiva. O programa consiste em proporcionar espaços diferenciados para novas experiências destinadas à qualificação dos futuros profissionais da saúde. “As Unidades de Saúde da Família da Zona Sul de Porto Alegre recebem grupos de estudantes e professores para acompanhamento do trabalho cotidiano do SUS”, explicou.
Para a Profª. Dra. Ester Dalla Costa, membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-PR, a profissão passa por um momento ímpar. Ela ressaltou a importância de discutir o ensino farmacêutico e o quanto esses eventos contribuem para o engrandecimento do ensino no Estado. “Esses debates indicam os caminhos que a formação profissional deve percorrer a fim de entregarmos à sociedade profissionais realmente preparados”, declarou.
A Diretora Secretária-Geral do CRF-PR, Dra. Nádia Maria Cellupi Ribeiro, que representou a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, no evento, deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a disponibilidade e o empenho de todos os presentes em pensar juntos o futuro da profissão.
A programação do IV Fórum privilegiou a participação ativa dos presentes, por meio de "espaços de diálogo" formados por seis grupos de discussão. A palestrante do evento propôs uma dinâmica entre os participantes. Cada grupo apresentou uma proposta de inserção de Práticas Integradas a partir de uma matriz curricular, todos receberam a tarefa de adaptar, com sugestões integradoras com outros cursos da área da saúde e humanas.