Notícia: Campanha de vacinação contra gripe é estendida até 9 de junho

Publicado em 28 de mai. de 2018

Campanha de vacinação contra gripe é estendida até 9 de junho


Campanha de vacinação contra gripe é estendida até 9 de junho

Os paranaenses que pertencem ao público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe têm agora até o dia 9 de junho para procurar a vacina nos postos de atendimento. Com a medida, espera-se aumentar a taxa de cobertura vacinal, especialmente entre crianças de 6 meses a 4 anos e pessoas com doenças crônicas. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (28). 

“Por conta das dificuldades para locomoção da população devido à falta de combustível causada pelas paralisações nas estradas, decidimos estender a campanha até 9 de junho. Ficará a critério dos municípios a realização ou não do ‘Dia D’ de vacinação no final da campanha”, explica o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi. 

Até agora, a campanha já atingiu 76% do público-alvo, estimado em 2,3 milhões de pessoas. O Paraná é o Estado com maior cobertura vacinal na região sul do país. Ainda assim, o índice de cobertura vacinal em alguns grupos preocupa. Entre crianças de 6 meses e 4 anos, por exemplo, só 54,5% foram vacinadas. A vacinação entre pessoas com doenças crônicas também está abaixo do esperado. Pouco mais da metade das 739 mil doses disponibilizadas para esse grupo foram aplicadas. 

Como lembra a superintendente da Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, das 14 mortes causadas pela gripe registradas no Estado, 11 eram pessoas a partir de 60 anos com alguma doença crônica. “São pessoas mais frágeis, com menos resistência. Elas precisam se vacinar para terem menor risco de complicações caso tenham contato com o vírus da gripe”, alerta. 

PROTEÇÃO – O técnico em informática Jefferson Detoni conta que se vacinou já no início da campanha. Ele faz parte do público alvo da vacinação por conta da necessidade de passar regularmente por hemodiálise. “Participo da vacinação desde a primeira campanha. Além de me proteger da gripe, deixo de ser um vetor da doença. Não pego gripe e nem passo para os outros”, conta. 

Entre as doenças e condições clínicas que incluem as pessoas no público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe está diabetes, doenças crônicas respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas, transplantados, obesidade grau III, portadores de trissomias (Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras) e imunossupressão (comprometimento do sistema imunológico). Essas pessoas devem levar a indicação médica para poder receber a vacina contra a gripe.



topo