Notícia: Entidades reiteram posicionamento contrário ao EAD em encontro nacional

Publicado em 11 de mai. de 2018

Entidades reiteram posicionamento contrário ao EAD em encontro nacional


Entidades reiteram posicionamento contrário ao EAD em encontro nacional

No último dia 10 de maio, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), em parceria com o Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS), promoveram, em Brasília, a I Reunião dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde. As entidades estão preocupadas com o impacto da formação dos profissionais na área da saúde na modalidade EAD (Ensino a Distância).

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – (CRF-PR), Dra. Mirian Ramos Fiorentin, participou do encontro e reiterou o posicionamento contrário da entidade ao EAD na formação de profissionais da Saúde.

A Mesa Diretiva do Fórum, composta pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, e pelo Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) – que apresentará Projeto de Lei a respeito do EAD – suscitou debate e ideias a respeito da importância do ensino presencial na área da Saúde e possíveis prejuízos resultantes da implantação do EAD.

O CRF-PR já encabeçou dois encontros com outros conselhos da área da saúde e entidades do Estado para programarem ações no combate a essa modalidade de ensino. A principal delas foi a realização de uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), junto a Comissão de Saúde, onde foi apresentado um panorama do EAD no Brasil. O primeiro aconteceu em fevereiro com a participação de 17 instituições, e o segundo, ocorrido em março, contou com 13.

Para Dra. Mirian, a graduação em saúde exige o contato do aluno com a prática profissional, “no caso da Farmácia, essa necessidade torna-se ainda mais premente na medida em que a profissão envereda cada vez mais para o cuidado ao paciente, ou seja, a prática clínica”, avaliou. Com relação ao evento, a presidente ressaltou a importância de mobilizar todas as profissões da área da saúde, “juntos podemos alcançar uma unidade em torno do propósito de impedir o avanço do EAD nas graduações na área da saúde", ressaltou.

"As representações das 14 profissões da saúde finalizaram uma proposta de texto para o substitutivo de Projeto de Lei que será apresentado em Audiência Pública na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)", prevista para o dia 15 de maio.

Audiência Pública sobre EAD será realizada no próximo dia 15/05 na Câmara dos Deputados

Em continuidade às ações contrárias à implantação do EAD no ensino da saúde, na próxima terça-feira, 15/05, acontecerá a 1a Audiência Pública acerca do assunto, em nível Federal, na Câmara dos Deputados, a pedido dos Deputados Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) e Alice Portugal (PCdoB/BA).

O CRF-PR permanece atuante no sentido de assegurar a qualidade da formação profissional dos farmacêuticos, resguardando as bases fundamentais para a graduação em saúde: o contato in loco e o cuidado com o paciente. De acordo com a Resolução CFF Nº 642, de 29 de junho de 2017, é imprescindível ao exercício farmacêutico que sejam ofertadas - com conteúdos teórico-práticos e com ênfase nas áreas do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde, gestão em saúde e estágios curriculares obrigatórios - disciplinas sob a modalidade presencial.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR

topo