De acordo com o Programa Nacional de Imunizações/Ministério da Saúde (PNI/MS), por estarem inserido em Grupo de Risco Prioritário, os farmacêuticos, como profissionais da saúde, têm acesso gratuito à vacina contra a gripe. Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR, juntamente com o Dr. Jackson Rapkiewicz – Gerente-Técnico e Dra. Maria Augusta Marcondes – Assessora Educacional, participaram de reunião com a Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Dra. Marcia Cecília Huçulak, para reforçar o direito do profissional no último dia 08/05.
Para tomar a vacina contra a gripe gratuitamente, basta apresentar o crachá de identificação/carteira profissional de farmacêutico e ir até o posto de vacinação mais próximo. A regra vale para todo o Paraná.
Dia D
No próximo dia 12 (sábado), acontece o Dia D da vacinação contra a gripe. A campanha é realizada em todos os 399 municípios do Paraná e segue até o dia primeiro de junho. Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, incluindo os farmacêuticos, devem buscar os locais de vacinação, principalmente aqueles com dificuldade de acesso durante a semana.
Não se esqueça! O profissional deve cadastrar a sua farmácia como estabelecimento de saúde no site do CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (http://cnes.datasus.gov.br)