Notícia: Comissões debatem regulamentação da troca de medicamentos biológicos por biossimilares

Publicado em 22 de nov. de 2017

Comissões debatem regulamentação da troca de medicamentos biológicos por biossimilares


Comissões debatem regulamentação da troca de medicamentos biológicos por biossimilares

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Seguridade Social e Família promovem audiência pública nesta quinta-feira (23) para discutir a regulamentação da intercambialidade entre medicamento biológico e o equivalente (o biossimilar).

Os medicamentos biológicos são diferentes dos sintéticos vendidos nas farmácias. Estes são produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório. E os biológicos são produzidos a partir de células vivas.

Porém, diferente dos genéricos, que são idênticos aos remédios de referência, os biossimilares não são idênticos aos medicamentos biológicos.

Para o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), que propôs o debate, é preciso saber se é seguro para os pacientes substituir um remédio biológico, que é bastante complexo, por um biossimilar e regulamentar o tema.

“O pedido de audiência pública decorre da necessidade de regulamentação da matéria, uma vez que a ausência de dispositivo legal poderá acarretar grave risco aos pacientes de forma irreversível, sobretudo aqueles estáveis em uso de tratamento, sem o consentimento médico”, disse.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Rodrigo Gomes Marques Silvestre;
- o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa da Silva Júnior;
- a presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima;
- a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat;
- o presidente-executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Antônio Britto Filho; e
- a coordenadora da Rede de Associações de Pacientes Unidas em Prol de Medicamentos Biotecnológicos Seguros e de Qualidade para os Pacientes Brasileiros (BioRed Brasil), Priscila Torres.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 13.



topo