Notícia: Paraná lança programa para entregar medicamentos em domicílio

Publicado em 10 de out. de 2017

Paraná lança programa para entregar medicamentos em domicílio


Paraná lança programa para entregar medicamentos em domicílio

O Governo do Estado passa a entregar medicamentos em domicílio para a população paranaense. No início, o serviço vai atender apenas moradores de Curitiba com 60 anos ou mais e que estejam credenciados no Farmácia Paraná, programa que faz o repasse gratuito de medicamentos. A novidade foi lançada nesta segunda-feira (9), em Curitiba, pelo governador Beto Richa e pelo secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto.

Para Richa, o programa vai proporcionar mais comodidade às pessoas que precisam de atendimento. “Essa mudança tem o objetivo de facilitar a vida de quem necessita de medicamentos de uso contínuo e evitar o deslocamento mensal para sua retirada”, disse. “Além disso, a novidade ajuda também a desafogar um pouco o movimento na farmácia”, complementou.

Na solenidade de lançamento, o governador ainda citou que o serviço de entrega é só mais um dos avanços na saúde do Estado. “De 2011 para cá, também conseguimos reduzir a mortalidade infantil, que chegou aos menores índices da nossa história, e aumentamos os atendimentos a pessoas em situação de urgência e emergência com o resgate aéreo, presente em todas as regiões do Estado”, afirmou ele.

COMODIDADE - A Farmácia do Paraná, localizada no centro da capital paranaense, é responsável por distribuir 232 tipos de medicamentos para o tratamento de 82 doenças, como diabetes tipo 1, hepatites, Alzheimer, Parkinson, doenças renais, entre outras. Atualmente, 29.426 pacientes recebem seus medicamentos na unidade. “Esse serviço de entrega é mais um incremento da nossa atual política de assistência farmacêutica que vai beneficiar ainda mais a população”, disse o secretário Caputo Neto.

A aposentada Anita Gomes Ignácio, 77 anos, moradora do bairro Xaxim, foi a primeira a receber o medicamento em casa. Ela retira remédios para colesterol desde 2005, ano em que passou por uma angioplastia. “Desde que tive o problema no coração, não posso andar sozinha. Então, sempre dependi da minha filha para me acompanhar até a Farmácia. Mas agora, com a entrega em casa, está uma maravilha”, disse.

A aposentada Edi Grossete Klenk, 67, também ficou contente com a comodidade. “Às vezes, em dias de chuva ou temporais, era complicado pegar ônibus para vir até a farmácia retirar os medicamentos. Agora, com a entrega em casa, o governo está facilitando muito as nossas vidas”, contou.

CRITÉRIOS – Para participar do programa de entrega de medicamentos as pessoas devem seguir os seguintes critérios: ter cadastro ativo no Programa Farmácia do Paraná; utilizar os medicamentos do Serviço de Entrega em Casa; ter 60 anos ou mais; obter uma autorização formal para entrega em casa e ser morador de Curitiba. Para viabilizar as entregas, o Estado formalizou um convênio com os Correios.

“As pessoas que atendem aos critérios do serviço deverão autorizar a entrega em seu domicílio, manter o endereço atualizado e retornar à farmácia para levar os documentos de renovação a cada três meses.”, disse o secretário Caputo Neto.

FARMÁCIA - O Governo do Estado investiu R$ 4,6 milhões na nova sede da Farmácia do Paraná, inaugurada em 2015 no centro de Curitiba. Cerca de 72% dos usuários são da capital e 28% municípios da região metropolitana. A cada mês, por volta de 1100 novos pacientes passam a usar o serviço. “O prédio estava abandonado, mas nós o reestruturamos. Hoje, talvez seja a maior farmácia pública do Brasil”, disse Caputo Neto.

A unidade funciona com 24 guichês para o atendimento de 1,3 mil a 1,6 mil pacientes diariamente, mas, em alguns dias, chega a dois mil. Para suprir a demanda, a unidade conta com o apoio de 106 colaboradores, entre servidores, estagiários e terceirizados.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Guilherme Graziani; a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria estadual de Saúde, Deise Pontarolli; a coordenadora da Farmácia da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Kelly Cristiane Gusso Braga; e o superintendente dos Correios do Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos.


Créditos da Notícia: SESA-PR

topo