A Anvisa publicou nesta segunda-feira (2) seis proibições de produtos que apresentavam irregularidades. A ação envolve quatro cosméticos, um produto de limpeza e uma fralda.
Dentre os motivos para a aplicação das medidas estão a ausência de registro ou notificação na Anvisa, a venda antes da liberação da Agência e a fabricação de origem desconhecida, ou seja, clandestina.
Para cada produto, a Anvisa dá uma retorno ao consumidor do que deve ser feito. O Produto Zafliss Protemais, por exemplo, não tem registro na Agência, que é categórica ao informar que o creme não deve ser utilizado. “Tratamentos para os cabelos precisam de registro para garantir a segurança”, informa a órgão regulador.
Já para o sabonete líquido corporal Glicerina Neutro, a Agência informa que o produto só foi regularizado em julho, portanto, o produto anterior a essa data deve ser descartado ou recolhido do comércio.
A marca de fraldas citada pela empresa é a Lippy Baby, que também, segundo a Anvisa, colocou no mercado os produtos para venda antes da autorização que regulamente o comércio do produto.
Confira os produtos e situações de cada um abaixo, em gráfico divulgado pela Anvisa: