No último dia 14, data em que se comemorou o dia mundial do doador de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) lança o aplicativo Hemogram para incentivar a doação.
Através do tablet ou celular (sistema android) conectado à internet os doadores podem visualizar pelo aplicativo as solicitações de doação, os tipos sanguíneos necessários e os endereços dos locais de coleta de sangue mais próximos para fazer a doação. E também mobilizar outras pessoas para que doem sangue. O aplicativo já está disponível gratuitamente.
O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que durante o período da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil os estoques de sangue precisam ser mantidos de forma estratégica para que não falte caso haja algum acidente. “O Estado está recebendo muitos visitantes e precisamos estar preparados”, afirma.
Hatschbach diz que para manter os estoques regulares são necessárias de 150 a 200 doações por dia na unidade de coleta de Curitiba. Nas unidades do interior, este número é um pouco menor, mas também são necessárias doações regulares. “Em média, coletamos 12 mil bolsas mensais em todo Paraná e precisamos aumentar as doações em 30%”, afirma. Segundo ele, o sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias. A média de atendimento do Hemepar é de 100 doadores por dia.
O diretor acredita que através do aplicativo é possível alertar aos doadores que sábado é o dia de maior movimento nos bancos de sangue. Em compensação, na segunda-feira quase ninguém doa. O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são de Curitiba e Região Metropolitana.
Doadores
Lucinéia Laia estava no Hemepar nesta sexta-feira (13) para doar sangue com algumas amigas da Igreja Quadrangular de Curitiba e aproveitou o tempo de espera para baixar o aplicativo em seu celular. “Venho sempre que um amigo ou conhecido precisa de sangue e agora este lembrete estará na tela do meu celular”, disse ela.
O doador voluntário de plaquetas, Persion Cardoso, repete este ato uma vez por mês, respeitando sempre a segunda semana do mês. Ele conta que tem um sobrinho que nasceu com o número muito baixo de plaquetas e isto fez com que ele se informasse mais sobre o assunto. “Já sou doador de sangue há 8 anos e decidi doar plaquetas também. A doação é tranquila, semelhante à doação de sangue, e dura entre 1 hora e meia e duas horas”, explica Cardoso.
Simone Bordignon de Jorge é doadora fidelizada, que doa sangue regularmente, desde 2008, quando começou a trabalhar no Hemepar em Curitiba. “Como acompanho todos os dias as pessoas que precisam de sangue, me dispus a doar também”, explicou ela. Simone repete o gesto a cada três meses e faz de tudo para não falhar.
Passo a passo para instalação do Hemogram
1- Certifique-se que os aparelhos tenham sistema operacional Android, versão 2.2 ou superior.
2- Crie uma conta no Passaporte Curitiba. Clique em CADASTRO, preencha as lacunas e depois clique em CADASTRAR.
3 - Acesse a Google Play, faça uma pesquisa pelo nome Hemogram e clique em Instalar.
Doação – O processo de doação dura cerca de 40 minutos, passando pela etapa de triagem clínica, triagem hematológica e a doação propriamente dita. É seguro, rápido e não prejudica a saúde do doador.
Homens podem doar sangue a cada 60 dias, o que totaliza até quatro doações no período de um ano. Para as mulheres o intervalo de doação é de 90 dias, somando até três doações anuais.
Para ser doador é preciso:
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
Pesar no mínimo 50 Kg
Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Impedimentos temporários à doação:
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura
Diarreia: aguardar 7 dias após a cura
Durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
Tatuagem nos últimos 12 meses
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada)
Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias
Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses)
Outras situações a serem avaliadas
Não podem doar sangue os portadores de:
Hepatite viral após os 10 anos de idade
Diabetes insulinodependente
Epilepsia ou convulsão
Hanseníase
Doença renal crônica
Antecedentes de Neoplasias (Câncer)
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame)
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV)
Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas
Clique aqui e confira os endereços da Rede Hemepar.