Em abril de 2016, o índice de automedicação no Brasil foi de 72%, conforme pesquisa realizada pelo ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-graduação para o Mercado Farmacêutico, em 16 capitais brasileiras de todas as regiões do país, com abordagem em pontos de fluxo populacional de 2.340 pessoas. Destes 72%, 47% se automedicam através da indicação de algum membro da família, amigos, colegas e vizinhos; 18% se automedicam por conta própria e 7% através de pesquisas na internet.
Em Curitiba, 73% dos entrevistados declararam praticar a automedicação. A capital paranaense é a 7ª, entre todas as capitais pesquisadas, juntamente com Vitória/ES, no ranking do uso irracional de medicamentos, ou seja, quando não há orientação de um profissional da saúde.
Seja por tentativa de suicídio, acidentes individuais ou erro de administração - a automedicação ou o uso indevido de medicamentos intoxicou 138.376 pessoas no Brasil entre 2008 e 2012 (uma média de 27 mil ao ano), conforme revelam os dados mais recentes do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas) do Instituto Fiocruz. Mortes causadas por medicamentos foram 365 no período, uma média de 73 ao ano.
A pesquisa realizada pelo ICTQ ainda aponta que, no Brasil, 40% das pessoas fazem o autodiagnóstico de doenças através de pesquisas feitas na Internet, principalmente em sites de busca como o Google. Em Curitiba, esse índice cai para 27%, ficando em 14º lugar, à frente apenas de Campo Grande/MS, última colocada com 25%.
“Quem entende de medicamento é o farmacêutico”
Os dados apresentados levam os Farmacêuticos a uma mobilização nacional para conscientizar a população pelo dia 5 de maio - Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Neste ano, o Conselho Regional de Farmácia do Paraná / CRF-PR vai realizar a tradicional campanha em todo Estado, com o tema “Quem entende de medicamento é o Farmacêutico”.
“O Farmacêutico é o profissional do medicamento, nenhum outro tem mais propriedade que ele para orientar a população. A orientação do farmacêutico é fundamental na dispensação do medicamento”, destaca Dr. Arnaldo Zubioli – Presidente do CRF-PR. “O objetivo da campanha, além de alertar a sociedade, é promover aos acadêmicos o contato direto como a comunidade, aplicar a teoria na prática. Desde o momento da abordagem do paciente até os devidos encaminhamentos, quando houver, com exames de pressão arterial e verificação de glicemia capilar”, ressalta Dr. Zubioli.
Durante a campanha serão oferecidos os serviços gratuitos:
- Aferição de Pressão Arterial,
- Verificação de Glicemia Capilar e
- Orientações sobre uso correto de medicamentos.
Ponta Grossa
Data: 04/05 (quinta-feira)
Local: Terminal Central - Ponta Grossa/PR
Horário: 9h às 15h
Curitiba
Dia: 05/05 (sexta-feira)
Local: Boca Maldita - Centro - Curitiba/PR
Horário: 8h às 14h
Londrina
Dia: 05/05 (sexta-feira)
Local: Calçadão do Centro - Londrina/PR
Horário: 8h às 12h
Umuarama
Data: 05/05 (sexta-feira)
Local: Farmácia da Partilha - Umuarama/PR
Horário: 7h30 às 12h
Maringá
Data: 05/05 (sexta-feira)
Local: Átrium Centro Empresarial - Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – Zona 10 – Maringá/PR
Horário: 14h às 17h30
Francisco Beltrão
Data: 06/05 (sábado)
Local: Calçadão Central - Francisco Beltrão/PR
Horário: a partir das 8h
Cascavel
Data: 06/05 (sábado)
Local: Av. Brasil (em frente da Catedral Nossa Senhora Aparecida) - Cascavel/PR
Horário: 8h30 às 17h
Informações:
(41) 3090-9561 / 98869-0991
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR