LONDRES (Reuters) - Frustrados com o alto preço dos medicamentos antivirais, milhares de pacientes de Londres a Moscou e Sidney estão aderindo a uma nova onda de "clubes de compradores" online para obter medicamentos genéricos baratos para a cura da hepatite C e proteção contra o HIV.
Enquanto as agências reguladoras advertem que comprar drogas online é arriscado, dados científicos apresentados em uma recente conferência médica sugerem que o tratamento organizado por meio de clubes de compradores pode ser tão eficaz quanto o de canais convencionais.
Will Nutland, que apoia uma rede de compra de medicamentos em Londres e toma medicamentos genéricos fabricados na Índia, que não estão disponíveis no serviço de saúde pública, para prevenir a infecção pelo HIV, pensa que as últimas pesquisas irão gerar confiança em tais esquemas.
"Esses novos dados mostram que até agora nós acertamos", disse o ativista. "Isso nos dá um impulso de confiança nos tipos de drogas que estão disponíveis online."
Os sites dos clubes de compradores atuam como intermediários, fornecendo detalhes de farmácias online confiáveis ??e fabricantes de medicamentos, explorando uma brecha nas regras de patentes da Organização Mundial do Comércio que permite pequenas importações de medicamentos para uso pessoal.
Como Ron Woodroof, paciente de Aids dos anos 80 no filme `Dallas Buyers Club` (Clube de Compras Dallas), os patrocinadores dos atuais clubes de drogas têm como objetivo ajudar os pacientes que não conseguem obter os remédios que querem através dos sistemas locais de saúde trazendo remédios do exterior.
Mas enquanto Woodroof tinha que contrabandear drogas em massa pela fronteira mexicana, os usuários dos clubes modernos podem, em muitos países, fazer pedidos de seus computadores de forma legal.
A economia pode ser enorme. O suprimento de um mês dos genéricos de profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV, emtricitabina e tenofovir, custa cerca de 45 libras (56 dólares) online na Grã-Bretanha, cerca de um décimo da versão da marca Gilead Sciences.
O tratamento da hepatite C, por sua vez, pode ser adquirido por cerca de 1.000 libras contra um preço de medicamentos com marca de cerca de 35.000 libras.
Gilead é também um dos principais produtores de medicamentos patenteados contra a hepatite C, juntamente com a Merck e a AbbVie.
(Reportagem de Ben Hirschler)