Notícia: Duas vacinas contra zika eficazes em animais geram otimismo

Publicado em 29 de jun. de 2016

Duas vacinas contra zika eficazes em animais geram otimismo


Estudo foi publicado na revista "Nature" nesta terça-feira
Duas vacinas contra zika eficazes em animais geram otimismo

Duas vacinas se mostraram eficazes contra o vírus zika em ratoscamundongos em testes feitos em laboratório, anunciaram nesta terça-feira (28) os pesquisadores, que consideram isso um passo para o desenvolvimento de imunização para os humanos.

"É uma etapa para o desenvolvimento de uma vacina", afirmou Dan Barouch, da Universidade Harvard dos Estados Unidos, que chefia o estudo publicado pela revista "Nature".

Uma das vacinas testadas é feita de DNA e a outra é feita de vírus purificado e inativado. Os animais que receberam as imunizações produziram anticorpos que reconheceram proteínas virais específicas, e a extensão da proteção foi relacionada ao nível desses anticorpos.

Participaram do estudo pesquisadores da Universidade Harvard e da Universidade de São Paulo (USP).

Vírus fica mais tempo em grávidas

Também nesta terça-feira, foi publicado outro estudo que sugere que a infecção pelo vírus da zika é prolongada no caso de gestantes. O estudo foi feito com macacos rhesus e constatou também que animais infectados pelo vírus ficam protegidos de uma segunda infecção, o que indica que a exposição ao vírus leva à imunidade contra o agente. As conclusões foram publicadas na revista "Nature Communications".

Fonte: G1



topo