Notícia: Nova Gestão do Conselho Municipal de Saúde de SJP

Publicado em 30 de mar. de 2016

Nova Gestão do Conselho Municipal de Saúde de SJP


Farmacêuticas fazem parte da nova composição 
Nova Gestão do Conselho Municipal de Saúde de SJP

Aconteceu na noite da última terça-feira (22), na Câmara de Vereadores, a solenidade de posse da nova gestão do Conselho de Saúde de São José dos Pinhais. Na ocasião, o prefeito Luiz Carlos Setim empossou os 32 novos conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes, os quais irão compor o Conselho pelos próximos quatro anos.

O prefeito ratificou a nova composição do Conselho de Saúde, eleito na XI Conferência Municipal de Saúde e assinou o termo de posse dos eleitos. No ato foi eleita a nova mesa diretora, assumindo como novo presidente Daniel Aparecido Fitz, representante do segmento de gestores de órgãos públicos, e seu vice-presidente Alexander Barczyszyn, representante do segmento de trabalhadores da Saúde Pública. Ainda compondo a mesa diretora, a primeira secretária eleita foi Antônia Vaz de Lima e o segundo secretário Robson Vieira da Silva, ambos representando os usuários de serviços da Saúde.

Representação Farmacêutica
Estava presente o vice-presidente da gestão anterior, o farmacêutico Amilton José Ferreira de Paula; a FarmacêuticaPriscila Scalercio e a suplente, também farmacêutica, Jaciane Bloss Bassil, que fazem parte da gestão eleita. Representando O Conselho Regional de Farmácia do Paraná, a Assessora Política, Dra. Sônia Maria Dorneles.

Definição do Conselho Municipal de Saúde
Criado pela Lei Municipal nº 47, de 26 de agosto de 1991, o Conselho Municipal de Saúde é o órgão que possui caráter permanente, consultivo e deliberativo das ações do SUS, no âmbito municipal. É o órgão colegiado que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por representação paritária de 50% (cinqüenta por cento) de representantes de usuários de serviços de Saúde, 25% (vinte e cinco por cento) de representantes de gestores de órgãos públicos e prestadores de serviços de saúde cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e de 25 % (vinte e cinco por cento) de trabalhadores da Saúde Pública, totalizando 16 (dezesseis) membros titulares e 16 (dezesseis) membros suplentes, eleitos na Conferência Municipal de Saúde.
 



topo