O Bem Estar desta segunda-feira (14) falou sobre emagrecimento, remédios e cirurgia. O endocrinologista João Salles explicou como funciona um remédio usado para diabéticos que ajuda a perder o peso. Quais as vantagens e desvantagens? E a cirurgia bariátrica, quando é opção? A nutricionista Tânia Rodrigues também deu dicas de alimentação saudável.
O mais recente medicamento para emagrecer liberado pela Anvisa é o liraglutida. O remédio diminui a fome e aumenta a taxa metabólica basal. Ele age no cérebro sem aumentar os neurotransmissores, mas também causa náuseas.
Outros medicamentos já liberados são a sibutramina e o orlistat. A sibutramina baixa a saciedade e aumenta a taxa metabólica basal. Ela aumenta a serotonina e a noradrenalina, mas também aumenta a pressão, frequência cardíaca e prende o intestino.
Já o orlistat elimina o excesso de gordura ingerida na alimentação. A ação ocorre no intestino e não interfere no sistema nervoso central. O remédio pode causar diarreia se a ingestão de gordura for muito grande.
Muita gente não consegue manter a dieta e acaba sofrendo com o efeito sanfona. Tânia Rodrigues explica que é preciso criar um hábito, fazer o mesmo processo durante 21 dias. Depois disso, o seu corpo pode entender que existe uma nova rotina.
Fonte: G1