Pesquisadores da Clínica Mayo em Minnesota, EUA, descobriram uma nova espécie de bactéria, transmitida por carrapatos, que causa a doença de Lyme. A nova espécie, provisoriamente chamada de Borrelia mayonii, por causa da clínica, foi encontrada apenas ao Norte do Meio Oeste americano, mas pode aparecer em outros lugares.
Seis pacientes com a infecção foram identificados pelos pesquisadores com sintomas semelhantes aos causados pela Borrelia burgdorferi, até agora a única espécie conhecida ligada à doença de Lyme na América do Norte. Apenas um em seis pacientes teve as erupções na pele características da doença de Lyme e presentes entre 70% e 80% dos casos relatados. Três pacientes tiveram erupções mais espalhadas.
A nova cepa aparentemente causa náusea e vômito, além dos sintomas típicos de Lyme, que incluem febre, dores de cabeça e no pescoço. Os pacientes que contraíram a nova bactéria também têm uma concentração maior delas no sangue que o esperado. Por enquanto, o tratamento com antibióticos normalmente usado para tratar a doença de Lyme parece ser eficaz contra a Borrelia mayonii.
Fonte: O Globo