O Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, Dr. Arnaldo Zubioli e a Vice-Presidente, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, participaram da solenidade de entrega das novas instalações da Farmácia do Paraná da 2ª Regional de Saúde, realizada na manhã de hoje, dia 04/11.
O Governador do Paraná, Beto Richa, e o Secretário da Saúde, o farmacêutico Dr. Michele Caputo Neto discursaram juntamente com o Dr. Arnaldo Zubioli e fizeram o descerramento da placa de inauguração. A Farmácia do Paraná da 2ª Regional de Saúde está localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 250, no Centro de Curitiba.
A Secretaria de Estado da Saúde criou o programa Farmácia do Paraná com o objetivo de promover resultados em saúde pelo acesso da população aos medicamentos contemplados nas políticas públicas e por meio do Cuidado Farmacêutico.
O programa tem como base três eixos estratégicos:
1. Estruturação das Farmácias e dos Almoxarifados das 22 Regionais de Saúde e do Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR).
2. Qualificação da Assistência Farmacêutica.
3. Custeio da Assistência Farmacêutica.
A efetiva estruturação da Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde é fundamental não somente para ampliar e qualificar o acesso da população paranaense aos medicamentos, mas também para qualificar o cuidado em saúde ofertado aos usuários.
CUIDADO FARMACÊUTICO – Os avanços conquistados pelo programa Farmácia do Paraná foram determinantes para que a Secretaria Estadual da Saúde fosse convidada pelo Ministério da Saúde para desenvolver um piloto do projeto de Cuidado Farmacêutico no atendimento a pacientes que recebem medicamentos de uso contínuo e alto custo (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF)
O serviço, que é oferecido na 2ª Regional de Saúde, permite que o paciente tenha acesso a todas as informações necessárias sobre a armazenagem, conservação e administração dos medicamentos, possibilitando uma maior segurança e eficácia do tratamento. Nesta consulta, o profissional farmacêutico tira dúvidas do paciente e alerta sobre os possíveis efeitos colaterais do produto entregue.
Para isso foram criados nesta unidade 05 consultórios farmacêuticos. O CRF-PR sempre incentivou a prestação deste serviço, sem deixar de lado a Assistência Farmacêutica a toda população.
Para mais informações
clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR