Ninguém gosta de tomar injeção, mas as vacinas são muito importantes para combater doenças como gripe, varíola, febre amarela. Mas por que tanta gente tem medo de injeção? Como vencer o medo? O Bem Estar desta segunda-feira (26) falou sobre esse medo com dois especialistas: o consultor e infectologista Caio Rosenthal e a pediatra Isabella Ballalai.
A picada da agulha não dura mais do que dez segundos. Para quem tem medo, isso parece uma eternidade. É comum as crianças sentirem medo, mas 10% da população em todo o mundo tem algum tipo de fobia quando o assunto é injeção.
E por que existem agulhas de diferentes espessuras? A pediatra explica que a vacina precisa atingir o músculo. Quem escolhe o tipo de agulha é o profissional.
E na hora de aplicar, onde é melhor? Braço ou bumbum? Quando aplicada no bumbum, a vacina pode se perder no tecido adiposo e toda vacina precisa atingir o músculo para ser absorvida e gerar a resposta que o corpo precisa. O melhor lugar para aplicar a vacina é o braço.
HPV
O Sistema Único de Saúde disponibilizou uma vacina muito importante – contra o vírus HPV. Meninas de 9 a 13 anos precisam tomar a vacina. São três doses: a primeira, a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos depois. Ela protege contra quatro tipos mais comuns do vírus.
Cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas já entraram ou vão entrar em contato com o vírus do HPV. Nem sempre ele causa doença, mas quando acontece, pode levar ao câncer de boca, vulva, vagina, colo de útero, pênis e ânus.