Notícia: Toledo implanta Relação de Medicamentos Essenciais - REMUME

Publicado em 15 de out. de 2015

Toledo implanta Relação de Medicamentos Essenciais - REMUME


O documento elenca os medicamentos disponíveis no âmbito municipal para os atendimentos da Atenção Básica
Toledo implanta Relação de Medicamentos Essenciais - REMUME

O avanço das ações realizadas pelo Governo Municipal no âmbito da Política Nacional de Medicamentos continua acontecendo. Assinado pelo prefeito Beto Lunitti, o decreto de implantação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) será publicado nesta quarta-feira (14). O documento elenca 347 medicamentos de uso ambulatorial e hospitalar disponíveis no âmbito municipal para os atendimentos da Atenção Básica.

A institucionalização da lista também prevê as recomendações para prescrição dos medicamentos e as normas para dispensação, além dos locais de acesso aos medicamentos. Cada medicamento esta acompanhado de concentração, forma e apresentação farmacêutica.

Conforme a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Fabiana Trento, uma comissão formada por médicos, farmacêuticos, dentistas e enfermeiros do município foi reunida para definir e padronizar a lista. “O município sempre teve uma lista de medicamentos que ele oferta e o que fizemos com o REMUME foi padronizar e legalizar essa lista. Revisamos todos os itens, quais são os medicamentos mais utilizados, verificamos o que precisava ser trocado, as alterações, inclusões e exclusões necessárias”, explicou.

A diretora também explicou que são vários os benefícios do município contar com o REMUME, entre eles, facilitar para os médicos na hora de prescrever o tratamento dos pacientes. “O próximo passo que vamos tomar é levar a lista didática às UBS, e disponibilizá-la a público, para que os médicos do município saibam e possam prescrevam os medicamentos que o município fornece, evitando que os pacientes necessitem adquirir o remédio”. As unidades de destino dos medicamentos também estão relacionadas, identificando os locais a que usuário terá acesso conforme as normas de dispensação do município.

Além disso, a lista também facilita na organização e programação para o momento da aquisição dos medicamentos pelo município. “Quando o promotor dá uma ordem de compra de medicamentos, ele observa se existe essa relação municipal, que também apresenta quais são os medicamentos mais utilizados”, afirmou a diretora.



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