Nesta quarta-feira, dia 16, comemora-se o Dia Internacional de Combate e Prevenção à Trombose
Anticoncepcionais aumentam risco
Verdade. No Dia Internacional de Combate e Prevenção à Trombose, comemorado hoje, o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero esclarece que uma das causas da doença é a variação hormonal. Por isso, mulheres grávidas ou que tomam pílula e têm fatores de risco como obesidade são mais propensas ao problema.
A trombose não apresenta sintomas
Mito. Nem sempre ela é assintomática. Os principais sinais de alerta de uma trombose venosa profunda são dor concentrada, inchaço, endurecimento da pele e aumento da temperatura nas pernas, que podem adquirir uma coloração vermelha ou arroxeada.
Longas viagens são prejudiciais
Verdade. Após ficarmos sentados por muito tempo, a velocidade de retorno do sangue das pernas ao coração diminui, tornando o sangue passível de coagulação. Em aviões, o perigo é ainda maior. “O ar seco e a baixa umidade colaboram para desidratar do corpo e, assim, diminuir a liquidez do fluido sanguíneo”, diz Fávero.
Não há como prevenir
Mito. Hábitos saudáveis como a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada são fundamentais. Em viagens longas, é bom utilizar meias elásticas para melhorar o fluxo sanguíneo, trocar de posição na poltrona e nunca viajar de pernas cruzadas.