O Promotor Fabrício Trevizan de Almeida do Ministério Público do Paraná, da cidade de Francisco Beltrão determinou na primeira semana do mês de agosto que o CRF-PR e Vigilância Sanitária local e da 8° Regional de Saúde desencadeassem uma operação de fiscalização em diversos estabelecimentos farmacêuticos da cidade.
Durante as diligências foi utilizada a Ficha de Verificação do Exercício Ético Profissional pelos fiscais do CRF-PR, analisando todas as atividades de responsabilidade do profissional farmacêutico. Infelizmente foram encontradas irregularidades de natureza grave, tais como adulteração e medicamentos vencidos, e que constarão de relatório a ser enviado ao Ministério Público, com implicações possivelmente cíveis e criminais. Tal ação tem como principal objetivo proteger a população que usa dos produtos e serviços das farmácias, sempre com base nas leis 3820/60, 5.991/73 e 13.021/14.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná vem continuamente oferecendo materiais e cursos de apoio de modo a esclarecer o profissional farmacêutico sobre suas responsabilidades, bem como aspectos técnicos, sanitários e principalmente legais no exercício de suas atividades profissionais.
O CRF-PR reforça que seu quadro de farmacêuticos fiscais está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas à atividade profissional.
Nas fotos, imagens de medicamentos falsificados, fora do armário adequado e com prazo de validade recortado.