Notícia: Hipoglicemia transitória está ligada a baixo aproveitamento escolar

Publicado em 26 de ago. de 2015

Hipoglicemia transitória está ligada a baixo aproveitamento escolar


Alfabetização e matemática são as áreas mais afetadas, segundo estudo
Hipoglicemia transitória está ligada a baixo aproveitamento escolar

Crianças que desenvolvem hipoglicemia transitória têm mais dificuldade para aprender matemática e serem alfabetizadas na escola, de acordo com estudo publicado na edição on-line da revista “JAMA Pediatrics”. A hipoglicemia transitória é caracterizada pela diminuição de açúcar no sangue logo após o nascimento, uma condição que acomete de um a cinco recém-nascidos por mil nas primeiras horas de vida no Brasil.

A equipe de pesquisadores liderada por Jeffrey Kaiser, do Baylor College of Medicine em Houston, nos EUA, analisou registros de 1.395 crianças nascidas em 1998 na Universidade de Medicina de Arkansas, que tinha a política de testar todos os recém-nascidos para hipoglicemia. A equipe de Kaiser comparou os dados médicos e escolares dessas crianças para ver se havia alguma correlação.

Os pesquisadores descobriram que de 6% a 19% das crianças tinham sofrido de hipoglicemia transitória ao nascer. E essas crianças tinham mais ou menos metade da probabilidade de cumprir a média exigida de notas em testes de matemática e alfabetização. Por exemplo: 6% das crianças tiveram uma única gota de sangue medição de glicose abaixo de 35 mg/ dL logo após o nascimento. Dessas crianças, 32% cumpriram a média em testes de alfabetização, na comparação com 57% de outras crianças.

Kaiser disse que sua equipe levou em conta fatores como peso das crianças ao nascimento e nível de escolaridade das mães.
 
— Mas não conseguimos controlar o que aconteceu com aquelas crianças durante os próximos 10 anos — disse ele ao site “HealthDay”. — Não sabemos se seus pais liam para eles ou que tipo de alimentação adotavam.

Além disso, segundo Kaiser, a hipoglicemia transitória pode ser simplesmente um marcador de algum outro problema que tenha ocorrido durante o desenvolvimento do cérebro do feto.


Fonte: O Globo

topo