Notícia: Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Zika Vírus no Paraná

Publicado em 15 de jul. de 2015

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Zika Vírus no Paraná


Mulher, de 48 anos, apresentou os sintomas em São Miguel do Iguaçu.
Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Zika Vírus no Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou, nesta terça-feira (14), o primeiro caso de Zika Vírus no Paraná. De acordo com a Sesa, os sintomais da doença foram apresentados por uma mulher, de 48 anos, que mora em São Miguel do Iguaçu, no oeste do estado.

O zika vírus foi identificado no Brasil pela primeira vez no final de abril. A doença é transmitida por mosquitos, entre eles o Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em muitos casos, os sintomas desaparecem depois de três a sete dias.

A doença se manifestou na mulher em maio deste ano. Na época, o diagnóstico foi de dengue, porém, os exames laboratoriais não confirmaram a suspeita. Em seguida, amostra de sangue da paciente foram enviados ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que confirmou a contaminação pelo Zika Vírus. A mulher passa bem, conforme a Sesa.

Segundo a secretaria, os sintomas da dengue, da febre chikungunyia, e do Zika Vírus são parecidos. Geralmente, o paciente apresenta febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele.

A preocupação das autoridades sanitárias é com a possibilidade de uma tríplice epidemia, com ocorrências simultâneas de casos de dengue, chikungunya e zika, todas transmitidas pelo mesmo mosquito. A situação já ocorre no estado da Bahia. Para evitar a doença o ideal é eliminar todos os possíveis criadouros de mosquito.


Fonte: Portal G1

topo