Notícia: Curitiba ganha novo laboratório municipal financiado pelo Estado

Publicado em 3 de mar. de 2015

Curitiba ganha novo laboratório municipal financiado pelo Estado


Laboratório é responsável pela análise de exames das 109 unidades de saúde da capital
Curitiba ganha novo laboratório municipal financiado pelo Estado

Foi inaugurado nesta terça-feira (3), em Curitiba, o novo Laboratório Municipal, responsável pela análise e processamento de exames de todas as 109 unidades de saúde da capital. O Governo do Estado financiou a obra através de R$ 6,9 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU). A construção contou ainda com recursos de contrapartida da prefeitura.

A nova sede fica no bairro Novo Mundo e tem 3,9 mil metros quadrados de área construída. A moderna estrutura alocará os serviços que funcionavam no antigo prédio, no Parolin, que já não era suficiente para atender a demanda do município.

De acordo com secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o investimento demonstra o compromisso do Governo do Estado em contribuir para a qualificação dos serviços de saúde da capital. “Esta é mais uma importante obra financiada pelo governo estadual aqui em Curitiba. Em janeiro, já inauguramos uma nova unidade de saúde na Vila Sabará. Em breve, o município ganhará mais quatro unidades de saúde com recursos do Estado, além da nova sede da Farmácia do Paraná, no centro da cidade”, destacou.

Em sua plena capacidade, o novo laboratório deve realizar até 600 mil exames por mês, o dobro do que era feito no prédio antigo. A unidade fará análises nas áreas de parasitologia, bacteriologia, biologia molecular, tuberculose, além de exames de sangue e urina.

Atualmente, o laboratório municipal é responsável pela realização de 87% dos exames da rede pública da capital. O restante diz respeito a exames solicitados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e que são enviados para análise em laboratórios particulares contratados.

Segundo a coordenadora do Laboratório Municipal, Tomoko Sasazawa Ito, o projeto do novo laboratório foi inteiramente pensado para tornar os espaços mais flexíveis. “A tecnologia no setor de laboratório evolui rapidamente e para acompanharmos esses avanços é preciso que tenhamos uma estrutura flexível, que facilite a substituição dos equipamentos”, disse.

Para o chefe da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Helder Lazarotto, o novo laboratório também traz benefícios aos profissionais que atuam na unidade. “Agora será possível melhorar as condições de trabalho das equipes, contribuindo também para a garantia de mais segurança e qualidade na realização dos exames”, afirmou.

Já o coordenador regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, Chico Santos, ressaltou que a importância da parceria entre governo estadual e município para viabilizar a obra. “É desta forma que trabalhamos. Através do diálogo, temos conseguido trazer importantes conquistas à população paranaense”, comemorou.

Dra. Marisol Dominguez Muro, Diretora Secretária Geral do CRF-PR, esteve presente na ocasião.

Fonte: Secretaria da Saúde do Paraná



topo