Notícia: Medicamento terá prazo para ser rastreado

Publicado em 30 de jan. de 2015

Medicamento terá prazo para ser rastreado


Fabricantes terão de cumprir determinação de rastrear etapas dos medicamentos
Medicamento terá prazo para ser rastreado

Até o final do ano que vem, fabricantes e laboratórios terão de cumprir uma determinação de rastrear todas as etapas de um medicamento, da produção à comercialização. Neste sentido, a R&B Rastreabilidade Brasil S.A. garante ser a única empresa no País a oferecer uma solução completa.

Com sócios como o banco BTG Pactual e o fundo MPB Capital LLC, a R&B está no mercado desde 2012. Ao DCI, o CEO da companhia, Amilcar Lopes, explicou que a norma afeta toda a cadeia e orienta que os laboratórios sejam responsáveis pela custódia e disponibilização dos dados à agência reguladora. "Acredito que isso seja uma mudança significativa na indústria, pois a norma exige a adequação até o final de 2016".

Para atender a demanda nesse sentido, a R&B Rastreabilidade Brasil, que projeta faturar R$ 70 milhões este ano, trouxe para o País soluções de hardware e software ofertadas em três produtos. Eles prometem integrar e assegurar o acompanhamento de cada medicamento produzido pelos laboratórios. Com ferramentas desenvolvidas a partir de parcerias internacionais, os produtos permitem integrar e identificar, além de validar e agregar os IUMs (Identificação Única de Medicamentos). Após a coleta de informações, os dados são enviados para a plataforma de armazenamento, desenvolvida pela companhia, para garantir que cada laboratório tenha uma base de dados acessível à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante a confidencialidade das informações e integridade dos dados aos fabricantes e à agência.

Consumidor final

Para incrementar o serviço, mas com atenção ao consumidor final, outra tecnologia da empresa é a que mostra a legitimidade do medicamento, por meio de scanners em displays espalhados pelas farmácias e drogarias, além da plataforma mobile que contempla um aplicativo com benefícios.

"Mercados como o da Alemanha e da China já utilizam alguns dos softwares e hardwares que trouxemos para compor a solução da R&B Rastreabilidade Brasil e mostram que é uma plataforma tecnologicamente de vanguarda, em termos de controle e qualidade."

Outra informação da companhia é que uma parceria firmada com a Neogrid, voltada a serviços de Supply Chain, auxiliará o contínuo controle de rastreamento dos medicamentos entre as empresas. Hoje, a Neogrid trabalha para 37 redes de varejo, mais de 14 mil pontos de venda e 57 atacados e distribuidoras no Brasil.

Fonte: CFF/DCI



topo