O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Fábio Mesquita, recebeu nessa quarta-feira (22), integrantes do Centers for Disease Control and Prevention do Departamento de Saúde dos Estados Unidos (CDC) e da embaixada americana.
O encontro teve como objetivo mostrar o andamento do projeto “A Hora é Agora”, lançado em novembro em Curitiba (PR), que vai distribui autotestes de HIV para a população.
Nena Lentini, vice-diretora de programas do CDC, e Aristides Barbosa Júnior, representante do CDC no Brasil, afirmaram que o autoteste começará a ser distribuído em fevereiro na capital paranaense por meio de registro pelo site a ser divulgado posteriormente. A retirada do teste poderá ser feita em terminais de autoatendimento nos Correios, em farmácias populares operadas pela Fiocruz ou ainda via recebimento por Sedex.
O público-alvo do projeto são jovens gays e homens que fazem sexo com homens (HSH). Outra ação prevista no projeto é a testagem móvel, na qual um trailer percorrerá pontos estratégicos da cidade. “O objetivo do ‘A Hora é Agora’ é vincular 90% dos gays testados aos serviços de saúde”, afirmou a vice-diretora do CDC. Além disso, o projeto acompanhará os jovens soropositivos para o tratamento.
Também participaram da reunião o adido de saúde do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Abraham Miranda; a analista de Saúde Pública da mesma instituição, Dailani Carrijo; e a vice-diretora de Ciência do CDC, Raquel Miranda. Miranda destacou a vinda de alguns pesquisadores norte-americanos expoentes nas áreas de DST, AIDS e Hepatites Virais a eventos programados para 2015 no Brasil.
Fonte: Portal Brasil