A Saúde no Brasil tem se posicionado como um dos setores mais promissores e atraentes, já que ocupa, hoje, a posição de sexto maior mercado do mundo, de acordo com o último relatório da consultoria IMS Health. A consultoria apontou que a indústria farmacêutica é uma das que mais se beneficia dessa expansão do setor e do crescimentoeconômico do País, que, com o aumento da classe média, viu crescer o consumo de medicamentos e cosméticos: a receita bruta dessas empresas em 2013 foi de R$ 57,6 bilhões.
Isso garante um bom mercado de trabalho para os farmacêuticos, figuras essenciais em todo o processo de produção, distribuição e aplicação dos medicamentos. A principal função do profissional na indústria é estudar os medicamentos, vacinas e substâncias químicas para produção de novos produtos e melhoria dos já existentes.
Outra importante tarefa que pode ser desempenhada pelos farmacêuticos é o controle de qualidade, no qual o profissional é responsável por verificar se os medicamentos estão de acordo com a lei. Também é possível trabalhar com realização de exames, ou atuar em hospitais e clínicas como farmacêutico responsável, área na qual tem a atribuição de dosar e aplicar os medicamentos no paciente.
Esses profissionais são cruciais durante a estruturação do projeto logístico e em sua execução, já que é função deles garantir o objetivo primordial da logística: que os produtos cheguem aos pacientes corretos, na dosagem certa e horário exato, o que traz efetividade e segurança ao tratamento.
Qualificação é fator-chave para o sucesso profissional, pois qualquer erro pode ter um grande impacto na vida de pessoas e, consequentemente, em sua carreira.
Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, a UniHealth parabeniza esses profissionais, fundamentais para a saúde do cidadão.
Fonte: Saúde Business 365