O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, visitou nesta quinta-feira (15) as obras do futuro prédio da Farmácia do Paraná da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, em Curitiba. O serviço ocupará três dos onze andares da antiga sede do Centro de Especialidades, na avenida Marechal Floriano Peixoto próximo à avenida Marechal Deodoro.
“Esta será a maior das nossas 22 Farmácias do Paraná, que estão sendo reestruturadas pelo Governo do Estado. Todo o projeto foi pensado para dar mais conforto, segurança e qualidade ao atendimento prestado aos usuários”, destacou Caputo Neto.
As Farmácias do Paraná distribuem gratuitamente medicamentos de alto custo e uso contínuo a milhares de paranaenses. São tratamentos para mais de 80 doenças, como Alzheimer, Parkinson, hepatites virais, esclerose múltipla, entre outras.
De acordo com o superintendente administrativo da Sesa, Pythagoras Schemidt Schroeder, a reforma da estrutura física já está praticamente concluída. “Faltam apenas alguns acabamentos e outros ajustes no sistema elétrico e hidráulico. Também já iniciamos o processo de compra dos equipamentos e mobiliário para transferirmos a farmácia para cá”, explicou.
Atualmente, a Farmácia do Paraná funciona junto à regional de saúde, na Rua Barão do Rio Branco. Com as novas instalações, o serviço terá consultórios farmacêuticos, almoxarifado, ampla recepção, além de uma moderna câmara fria. “Nosso projeto é implantar uma farmácia que seja modelo para todo o Brasil, oferecendo o que há de melhor aos cerca de 22 mil usuários cadastrados para receber medicamentos nesta unidade”, disse a diretora do departamento de Assistência Farmacêutica, Deise Pontarolli.
O Governo do Estado está investindo mais de R$ 4 milhões na obra de reforma dos três andares da nova farmácia. Também já foi licitada e deve começar em breve a reforma dos outros oito andares que abrigarão a futura sede da 2ª Regional de Saúde.
Fonte: Secretaria de Saúde do Paraná