Testes clínicos da vacina da empresa GSK começaram recentemente no Mali, país africano limítrofe com a Guiné. A OMS espera os primeiros resultados sobre estas duas vacinas em novembro e dezembro, e o início dos testes de fase dois (que permitem avaliar a eficácia da vacina) nos países afetados a partir de janeiro-fevereiro.
Epidemia matou mais de 4 mil
A pior epidemia de ebola já registrada matou 4.033 pessoas, de 8.399 casos (e suspeitas) até o dia 8 de outubro na África Ocidental, de acordo com o último balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta sexta-feira (10). Segundo a organização, os casos estão em sete países: Guiné, Libéria, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Espanha e EUA.
A OMS divide os locais afetados em duas categorias: aqueles que têm casos generalizados e transmissão intensa (Guiné, Libéria e Serra Leoa) e os que têm poucos casos ou transmissões localizadas (Nigéria, Senegal, Espanha e EUA).
Veja detalhes dos locais com contaminação:
Guiné - São 1.097 casos confirmados e um total de 253 prováveis e suspeitos. Ao todo, morreram 778 pessoas no país, entre casos diagnosticados e suspeitos.
Libéria - Ao menos 943 casos foram confirmados e 3.133 suspeitos e prováveis. Ao todo, 2.316 pessoas morreram no país, entre pessoas diagnosticadas e casos suspeitos.
Serra Leoa - Foram 2.593 casos - entre confirmados e suspeitas - e um total de 930 mortes, entre diagnosticados e casos suspeitos.
Nigéria - São 19 casos confirmados e um provável contaminado. Ao todo, morreram oito pessoas no país - uma delas sem comprovação da doença.
Senegal - O país registra um caso da doença, sem mortes.
Espanha - Há uma confirmação do vírus ebola.
Estados Unidos - O país registrou um caso confirmado, e a mesma pessoa morreu.
Fonte: G1