Notícia: Instituto poderá produzir medicamento contra tuberculose

Publicado em 7 de out. de 2014

Instituto poderá produzir medicamento contra tuberculose


Anvisa concedeu o registro para o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Fiocruz)
Instituto poderá produzir medicamento contra tuberculose

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obteve o registro para a produção do isoniazida+rifampicina (150 mg+ 300 mg). O registro, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitirá a produção do medicamento usado no tratamento de pacientes com tuberculose.
 
O iso+rifam, como é popularmente chamado, passa a ser o terceiro medicamento a compor o portfólio de Farmanguinhos contra essa doença negligenciada. A mesma resolução confere também à unidade o direito de produzir o anti-helmíntico do trato gastrointestinal praziquantel 600 mg nas instalações do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM).
 
No caso deste medicamento, foi alterado somente o local de fabricação, já que era produzido nas instalações da fábrica do campus de Manguinhos. Além do composto iso+rifam, Farmanguinhos tem uma linha de medicamentos especificamente voltada para o tratamento da tuberculose.
 
O Instituto produz etionamida, isoniazida. A unidade vai produzir ainda o 4 em 1, tuberculostático que reúne quatro fármacos em um único comprimido: isoniazida, rifampicina, etambutol e pirazinamida.
 
 
Fonte: Guia da Farmácia



topo